Ministério da Justiça realiza operação integrada para garantia da segurança no concurso
Provas ocorreram em 228 cidades brasileiras neste domingo (18)
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em colaboração com as Forças Estaduais e Municipais de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, realizou uma operação integrada para garantir a segurança do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), neste domingo (18/8).
A Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) do MJSP coordenou minuciosamente o planejamento estratégico desta operação, promovendo a atuação conjunta de todas as Forças de Segurança em apoio ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O esforço integrado visou assegurar a integridade de todo o processo seletivo, desde a preparação das provas até a logística de sua aplicação.
A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) desempenhou um papel crucial nesta operação, com equipes atuando em oito estados. Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Rio Grande do Sul. As atividades incluíram a segurança da empresa responsável pela aplicação do certame, proteção dos galpões de armazenamento das provas nos Correios e a escolta e segurança dos cadernos de provas, além da proteção dos locais de aplicação durante o exame.
Cidades
O efetivo da FNSP esteve estrategicamente distribuído em 29 cidades, abrangendo regiões críticas para a operação: Rio de Janeiro (RJ); Corumbá (MS); Alta Floresta e Cáceres (MT); Presidente Dutra e Balsas (MA); Manicoré, Itacoatiara, Tabatinga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira (AM); Rorainópolis (RR); São Félix do Xingu, Oriximiná, Santana do Araguaia, Monte Alegre e Redenção (PA); Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha (RS).
Até o meio da tarde de domingo, o ministério informou que o processo transcorreu sem intercorrências, com as provas devidamente distribuídas nos locais de aplicação. A segurança em todos os pontos críticos foi mantida, garantindo a normalidade e a integridade do CPNU.
Nesta segunda-feira (19/8), está prevista a logística reversa, quando as Forças de Segurança darão continuidade à operação, assegurando a integridade dos cartões de resposta durante o transporte para os centros de correção. O MJSP e as demais Forças de Segurança permanecem vigilantes e empenhadas em garantir a lisura e a segurança de todo o processo seletivo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte