Sistema Elétrico agora tem boletim anual
Além do periódico mensal que já é publicado há mais de 10 anos pela pasta, agora o setor passa a contar também com um compilado de informações consolidadas em base anual
O Ministério de Minas e Energia (MME) aproveitou a divulgação mensal das informações de Monitoramento do Sistema Elétrico, publicado na última quinta-feira (15/8), para lançar também o Boletim Anual do setor com o compilado de informações relativos a 2023. O novo documento tem um design gráfico moderno e interativo criado para facilitar a leitura de todos os interessados do setor.
“Apoiamos a proposta da nossa Secretaria Nacional de Energia Elétrica (SNEE) para compilar, também, os dados anuais, com todas as informações técnicas do setor. Os boletins mensais já são atualizados há mais de 10 anos, e desde janeiro deste ano trabalhamos em um formato mais interativo. Ambos os boletins são fundamentais para acompanhar a evolução do setor elétrico, porque eles fornecem conteúdos e insights para profissionais, acadêmicos e tomadores de decisão”, explica o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O documento de 2023 traz, em seus principais destaques, informações sobre capacidade instalada de geração de energia elétrica, geração verificada, sistema de transmissão, consumo de energia no setor e dados sobre universalização do acesso a energia, como o programa Luz para Todos.
O boletim anual já está disponível no site do MME. Acesse aqui .
Destaques mensais de 2024
O boletim mensal, também publicado nesta quinta-feira (15/8), traz dados relativos ao mês de junho, com destaque para os dados sobre armazenamentos dos reservatórios: o Sudeste/Centro-Oeste (67,6%); Sul (88,2%); Nordeste (69,3%); e Norte (91,2%). De acordo com o boletim, a capacidade instalada total de geração de energia elétrica no Brasil no mês de referência atingiu 233,8 GW, incluindo Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), que ultrapassou os 30 GW (representando 12,9% da matriz de capacidade instalada).
O documento também informa que, em junho, as fontes renováveis (hidráulica, eólica, solar, biomassa e MMGD) representaram 95% da geração de energia elétrica no País.
O documento completo relativo ao mês de junho pode ser acessado aqui .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte