Presidente parabeniza equipe de 200 mil profissionais que trabalham na organização
Ministra Esther Dweck fez balanço e provas da manhã foram realizadas sem ocorrências
O presidente Lula visitou neste domingo (18/8) a Central de Operações do Concurso Público Nacional Unificado, localizado na sede da Dataprev em Brasília.
“Queria dar os parabéns à ministra Esther e à equipe por essa novidade extraordinária. É a primeira vez que se faz um concurso unificado a nível nacional. A participação foi extraordinária e a diversidade vai ser excepcional. Estamos inovando de verdade no jeito de contratar gente. Nós precisamos adequar a máquina pública brasileira ao século 21”, disse Lula
A etapa da manhã do CPNU foi encerrada sem intercorrências para os candidatos do maior concurso público da história, realizado em 228 cidades do Brasil. Os candidatos fizeram provas de conhecimentos gerais e discursiva – para nível superior - e português e redação, para nível médio.
O presidente agradeceu a todos e todas que se esforçaram por guardar e entregar as provas com segurança. “Que venham mais concursos. É preciso termos seres humanos qualificados (no serviço público). Porque o papel do Estado é colocar pessoas que atendam com muito carinho e muito respeito as necessidades da sociedade”, comemorou o presidente.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço da manhã do CPNU. “Acompanhamos a entrega final nos locais de prova. Foi tudo tranquilo. Tínhamos um horário para fechar os portões às 8h30 e todas as salas fecharam no horário certo. E encerramos também no horário correto.”
O andamento do concurso foi acompanhado pelas três salas de situação montadas na sede da Dataprev, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e na Polícia Rodoviária Federal, que acompanha a segurança nos 27 estados, junto com as equipes estaduais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
"Quero agradecer os governadores, governadoras, prefeitos e prefeitas onde houve provas. Todos e todas se empenharam. Estamos acompanhando uma mobilização grande e um clima tranquilo. Estamos muito felizes que a prova está sendo realizada. Temos mais de 200 mil pessoas trabalhando, antes e durante a realização das provas. Quero agradecer a todos os ministérios que trabalharam com a gente", disse a ministra
Diversidade
A maioria dos candidatos inscritos são jovens e as mulheres somam 56,2% das inscritas. Dentre os candidatos, 415,4 mil solicitaram cotas raciais. O CPNU também contará com a participação de 10,3 mil indígenas e 44 mil pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e outros candidatos que tenham indicado limitações funcionais e necessidade de adaptações para realização das provas.
“Esse concurso teve grande participação de pessoas negras e indígenas. A ideia é aumentar a diversidade para ajudar na realização de políticas públicas. São 21 órgãos que têm vagas diretamente, mas temos muitas vagas transversais. Haverá vagas para praticamente todos os ministérios”, disse a ministra.
Houve uma preocupação especial com os estados no Rio Grande do Sul e Amazonas. “Desde o momento que tomamos a decisão de adiar o concurso fizemos visitas ao Rio Grande do Sul e monitoramos também o Amazonas, por conta da seca e da dificuldade de acesso. Soubemos que não houve intercorrências. Os governadores trabalharam para que tudo corresse bem. Quero agradecer à Abin que forneceu relatórios mensais e diários para garantir a segurança do concurso. Quero agradecer também aos Correios e à Polícia Rodoviária Federal, que fez a escolta das provas e permitiu que tudo transcorresse com segurança e possibilidade de dar condições isonômicas a todos.
Os cadernos de provas e gabaritos oficiais serão disponibilizados na página oficial. Os cadernos de provas serão divulgados após às 20h deste domingo. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 20 de agosto, permitindo que os candidatos confiram seus resultados e identifiquem possíveis divergências.
A divulgação do resultado definitivo será em 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte