Programa Acredita no Primeiro Passo é o tema desta semana do 'Fala MDS'
A iniciativa do Governo Federal oferece crédito a juros baixos às pessoas inscritas no Cadastro Único que queiram ampliar ou iniciar o próprio negócio
O mesacast Fala MDS desta semana recebe Luiz Carlos Everton, secretário nacional de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O tema da conversa é o Programa Acredita no Primeiro Passo, que oferece crédito com taxas de juros acessíveis, prazo adequado, assistência técnica e capacitação para as pessoas inscritas no Cadastro Único que querem iniciar ou expandir seus negócios.
“Como esse público tem dificuldade de obter garantia, foi constituído um fundo garantidor de crédito. Este é diferente de todos os fundos que foram constituídos até hoje. Os fundos que foram constituídos são para pessoas jurídicas, enquanto esse atende as pessoas físicas oriundas do Cadastro Único. Os outros fundos cobram uma comissão de adesão, que chega até a 6% do valor do crédito. O nosso não cobra nada”, explica o secretário do MDS
Segundo Luiz Carlos Everton, quatro milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único têm condições de empreender. “O Acredita veio para viabilizar esses negócios e dar uma vida digna a essas pessoas, que ao empreender, podem ganhar muito mais. Têm pessoas que passam a ganhar três, quatro salários mínimos, montando o seu próprio negócio”, observa.
O Acredita já foi lançado no Ceará, Piauí, Sergipe e Pará. Outras adesões estão em andamento. Bancos regionais e estaduais estão disponibilizando os créditos e firmando contrato com o público-alvo do Programa.
“A ideia é lançar nos 27 estados, porque você também faz um pacto com os governos estaduais para ajudar nesse eixo de capacitação, qualificação, do emprego e do próprio empreendedorismo, fazendo buscas ativas dessas pessoas. E os estados têm se comprometido em ajudar a aumentar a renda delas”, conclui o secretário de Inclusão Socioeconômica.
O Fala MDS tem episódio semanais, com exibição inédita no Canal Gov sempre às quartas-feiras, às 19h30.
Reprises: quinta, às 9h e às 13h; sábado, às 11h30 e às 23h30; domingo, às 9h e às 20h30; segunda, às 19h30 e terça às 9h e às 13h.
Os episódios também são publicados no perfil do Canal Gov no Youtube.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte