Recurso para merenda escolar financia 50 milhões de refeições todos os dias
Em 2023, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) recebeu reajuste depois de seis anos. Programa que alimenta estudantes da rede pública e incentiva a agricultura familiar é tema do ‘Ponto Exato’, exibido no Canal Gov
Alimentos de qualidade in natura ou minimamente processados para 40 milhões de estudantes de quase 140 mil escolas públicas todos os dias, além de incentivar a agricultura familiar.
Com 69 anos de existência, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) oferece 50 milhões de refeições diariamente em regime colaborativo com estados e municípios. O funcionamento do Pnae é assunto do quadro Ponto Exato, do jornalista Roberto Camargo, exibido no jornal Brasil em Dia, do Canal Gov.
O jornalista explica que sob gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Pnae obriga que pelo menos 30% dos repasses sejam investidos na compra de produtos da agricultura familiar. Clique na imagem e assista.
Evasão escolar e reajuste
Com impactos na redução da evasão escolar, o programa recebeu reajuste nos repasses depois de seis anos.
O aumento foi de 39% para os ensinos fundamental e médio, de 35% para pré-escola e educação básica de indígenas e quilombolas, e de 28% para creches, escolas de tempo integral e para Educação de Jovens e Adultos.
Leia também: Programa de alimentação escolar brasileiro vai fazer parte da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte