Reunião entre Inmetro e Eletros discute principais pautas da indústria de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil
Encontro aconteceu nesta terça-feira (13/8), em São Paulo
Nesta terça-feira, 13/8, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou de reunião na sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), em São Paulo-SP. O encontro contou com a presença do presidente do Inmetro, Márcio André Brito, do corpo técnico do Instituto, de representantes da Eletros e de empresas associadas.
A pauta abordou temas como o Sistema Orquestra, o aperfeiçoamento do Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) para refrigeradores e condicionadores de ar, a atenção aos Regulamentos Técnicos do Mercosul, o apoio à normatização nacional via ABNT e a regulamentação de refrigeradores e condicionadores de ar comerciais. Também foi discutido o problema do contrabando digital.
Durante a reunião, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, mencionou a realização de um novo estudo de impacto regulatório para avaliar uma possível reclassificação do grupo de risco dos produtos representados pela Eletros. Após consulta pública à sociedade, a nota técnica em elaboração será encaminhada à Advocacia Geral da União (AGU).
O presidente executivo da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, destacou a importância da aproximação do Inmetro com o setor produtivo e os encaminhamentos e soluções já apresentados: “Concluímos uma reunião extremamente produtiva, discutindo e apresentando demandas relacionadas ao Inmetro para um ambiente mais próspero para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.”
Ao final do encontro, Márcio André Brito ressaltou o papel fundamental do Inmetro no desenvolvimento tecnológico e na promoção da inovação. “A interação com a Eletros nos permite identificar desafios e estabelecer uma agenda de prioridades, principalmente com o marco regulatório, impulsionando a indústria nacional,” concluiu.
Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte