Infraestrutura

Lula entrega megaobra viária aguardada pela população de SC há uma década

Maior obra da América Latina, Contorno Viário da Grande Florianópolis encerra espera de quase uma década. "Antes avançava apenas 6% ao ano; em um ano e meio, concluímos 40%", disse Lula

Agência Gov | Via Planalto
09/08/2024 14:50
Lula entrega megaobra viária aguardada pela população de SC há uma década
Ricardo Stuckert/PR
A rodovia é projetada para melhorar a mobilidade urbana e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (9/8) da entrega da maior obra viária recente do país, em Santa Catarina. Lula observou que o empreendimento do Contorno Viário da Grande Florianópolis criou 3.200 empregos, com a construção de 50 quilômetros quadrados de pista dupla, quatro túneis duplos e sete pontes duplas. "É a maior obra viária do estado de Santa Catarina, que antes avançava apenas 6% ao ano, e em um ano e meio, conseguimos concluir 40% dela", disse Lula.

A cerimônia de inauguração em Palhoça, na Grande Florianópolis, contou com a presença do presidente, dos ministros Rui Costa (Casa Civil), o Renan Filho (Transportes) e da diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa. O banco participou do financiamento da concessionária responsável desde o início do empreendimento, em 2011.

A estimativa é que a nova via reduza em até 80 minutos o tempo da travessia na região com impacto em 30 mil veículos por dia e em ao menos nove cidades, entre Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas. O contorno, que recebeu R$ 3,9 bilhões em investimentos, também diminuirá os custos operacionais de transportadoras.

O presidente observou a ausência do governador do estado na inauguração e alfinetou também o governantes anteriores:

Lula inaugura contorno em santa catarina

Exemplo de engenharia e inovação, a rodovia é projetada para melhorar a mobilidade urbana e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. Com 50 quilômetros de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, a via irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital, proporcionando uma alternativa eficiente e segura ao tráfego da BR-101.

O Contorno terá velocidade operacional de 100 quilômetros por hora e está sendo construído de forma a não ter aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves — evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso. Também atenderá cerca de 18 mil caminhoneiros por dia, reduzindo o percurso para 40 minutos e economizando 50% no tempo no horário de pico.

“Isso aí já vem há muito tempo, é um sonho, muitos de nós achávamos que nem ia mais sair do papel. De dois anos para cá que a gente começou a ver as obras chegarem próximo à Rodovia”, lembra o caminhoneiro Everson Serafim, 46 anos, sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Mais de 1,1 milhão de pessoas que residem ou trabalham no seu entorno serão impactadas pela rodovia, melhorando a qualidade de vida e gerando mais oportunidades de emprego.

Fluxo de caminhões

contorno viário de florianópolis

Com a conclusão do Contorno Viário, cerca de 18 mil caminhões por dia irão usar a rodovia e deixarão de circular na BR-101 entre os trechos de Biguaçu e Palhoça. Já o motorista que usar o Contorno fará a travessia da Grande Florianópolis em aproximadamente 38 minutos, o que garante cerca de 1 hora e 22 minutos de ganho no tempo de viagem nos horários de pico.

Os quatro túneis do Contorno Viário da Grande Florianópolis têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado, integrados em um sistema engloba iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência e ventilação, entre outros itens. Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).

Meio ambiente

Durante a construção, foram implementados 13 programas ambientais para a proteção dos ecossistemas da região. Reunidos no Plano Básico Ambiental (PBA), o conjunto de ações foi destinado a monitorar, controlar e reduzir possíveis impactos ambientais. Fazem parte do PBA, por exemplo, os programas de salvamento de fauna, preservação da cultura indígena, resgate de flora e plantio compensatório.

Mais de 14 mil mudas foram plantadas para garantir a conservação da biodiversidade local, com diferentes espécies nativas. Também foram removidos cerca 56 mil exemplares de espécies exóticas, contribuindo para a regeneração da restinga. Somente de pinus, mais de 30 mil unidades foram retiradas.

A Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (SC), teve 166 hectares reflorestados com mudas nativas, volume superior à condicionante prevista no plano (de 39 hectares). Considerada a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, o local também foi dimensionado para garantir o crescimento das espécies até o tamanho ideal exigido no plantio.

Foram identificados mais de uma dezena de sítios arqueológicos e 7.990 artefatos foram resgatados e preservados em instituições de guarda. O IPHAN acompanhou o trabalho arqueológico da obra.

Na Grande Florianópolis há dez comunidades indígenas Guarani, próximas às obras do Contorno. Com efeito, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento considerou a situação social e histórica das comunidades, elaborando medidas de redução de impacto que foram realizadas de forma participativa.

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