Relações exteriores

Silvio Almeida enaltece reconexão na Conferência da Diáspora Africana nas Américas

Encontro, realizado em Salvador, reúne diferentes segmentos em busca de fortalecer as raízes africanas ao redor do mundo

Agência Gov | Via MDHC
29/08/2024 18:55
Silvio Almeida enaltece reconexão na Conferência da Diáspora Africana nas Américas
Feijão Almeida/Governo da Bahia
Conferência busca promover o intercâmbio de ideias e experiências

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, abriu a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, nesta quinta-feira (29), em Salvador, Bahia. Durante sua fala, o ministro ressaltou a importância da reconexão do Brasil com a África, tanto no âmbito institucional quanto cultural e econômico. "Precisamos nos reconectar para reconfigurar as discussões intelectuais e afro-brasileiras, que podem se refazer neste momento", afirmou.

Entre as abordagens temáticas da conferência estão: pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução. Sobre a temática, Almeida lembrou que o Brasil, como o país com a maior população afrodescendente fora da África e com duas décadas de políticas de promoção da igualdade racial, tem muito a oferecer e aprender na relação com os países africanos.

"Nós temos que discutir direitos humanos a partir também do direito ao desenvolvimento. Esse tema para nós é central", enfatizou ao mencionar que a conexão entre Brasil e África pode proporcionar não apenas avanços econômicos, mas também novas perspectivas culturais que desafiam o eurocentrismo e promovem uma visão mais inclusiva e diversificada da humanidade.

Além do titular do MDHC, a cerimônia de abertura contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Togo, Robert Dussey; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães; e do reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez.

Leia também
• Brasil sedia a 6ª Conferência da Diáspora Africana nas Américas, em Salvador

Conferência

Promovida pela União Africana e pelo Governo do Togo, em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia, e com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Brasil-África, a conferência busca promover o intercâmbio de ideias e experiências, refletindo o compromisso do Brasil com a valorização da herança africana e a luta global por igualdade racial e justiça social.

Até o próximo sábado (31), o evento pretende dialogar sobre o fortalecimento das raízes africanas ao redor do mundo, além de estabelecer maior diálogo entre o Estado e a sociedade civil desses países. A programação foi organizada em torno de quatro eixos temáticos: memória, pan-africanismo, restituição, além de reparação e reconstrução. Participam especialistas, pesquisadores, personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, além de setores público e privado. Ao final da conferência, uma carta será publicada com recomendações.

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/agosto/ministro-silvio-almeida-enaltece-reconexao-brasil-africa-na-abertura-da-conferencia-da-diaspora-africana-nas-americas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte