Brasil e Moçambique: encontro define metodologia para elaboração do guia alimentar para crianças moçambicanas
Equipe do Ministério da Saúde esteve em Maputo para dar continuidade ao projeto de cooperação
As atividades do Projeto de Cooperação Técnica Bilateral intitulado “Fortalecimento da Governança em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em Moçambique” estão a todo vapor. Na segunda missão, realizada entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro, foi feita a definição dos critérios e da metodologia para elaboração do guia alimentar para crianças moçambicanas menores de 5 anos.
Na ocasião, a equipe da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) realizou uma oficina com os trabalhadores da saúde no território, como uma das ações de continuidade do projeto. A iniciativa reforça também a importância da cooperação entre Brasil e Moçambique para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em ambos os países.
"É importante ressaltar que a elaboração dos guias alimentares é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde. Eles devem conter uma linguagem acessível para todas as pessoas, considerar as práticas e culturas alimentares tradicionais do país e fomentar e apoiar as ações para a garantia da segurança alimentar e nutricional. Foi com esse objetivo que essa oficina foi planejada.", ressaltou Janne Nogueira, coordenadora substituta da Cgan.
A equipe também promoveu o Seminário de Análise da Factibilidade e Planificação da elaboração do Catálogo Nacional de Alimentos Moçambicanos . A abertura contou com a presença do ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Moçambique, Rômulo Neves.
Nesta segunda missão, a comitiva do Ministério da Saúde acompanhou a atualização do cronograma de trabalho elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional de Moçambique (Setsan), o Ministério da Saúde local e instituições de ensino superior moçambicanas. E, ainda, conheceu as estruturas do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do país.
Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte