Saúde

Com Conselhos Locais de Saúde, o olhar e as sugestões da população melhoram o SUS

Com apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde, UBS's pelo país implantam participação social justamente onde a política pública se faz

Agência Gov
21/09/2024 12:45
Com Conselhos Locais de Saúde, o olhar e as sugestões da população melhoram o SUS
Reprodução
Episódio da série produzida pelo CNS mostra a experiência em Tefé (AM)

Uma proposta apresentada pela 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em julho do ano passado, foi prontamente aceita pelo Governo Federal e transformada em política pública: apoiar a criação de Conselhos Locais de Saúde em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) pelo Brasil.

A existência de conselhos locais é a participação social levada aos espaços onde a política pública acontece na prática cotidiana de cuidados. Um conselho é formado por representantes da população usuária, de representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS e de representantes do governo.

Tais representantes são eleitos pelas instituições ou grupos de que fazem parte. Há o Conselho Nacional de Saúde, que elabora recomendações gerais diretamente ao Governo Federal e também supervisiona o modo como a gestão operacionaliza o SUS. Há também os conselhos estaduais e municipais, por todo o país. A chegada dos conselhos locais estende esse trabalho propositivo e fiscalizatório até os territórios onde as pessoas vivem e trabalham.

Para contar um pouco desse esforço de ampliação da democracia participativa, o Conselho Nacional de Saúde prepara uma minissérie. O primeiro episódio retrata a chegada dos Conselhos Locais de Saúde em Tefé, no Amazonas.

Assista:


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte