Conheça as personalidades que foram homenageadas pela atuação em prol da vacinação
Medalha de Mérito Oswaldo Cruz foi concedida a 23 pessoas e 10 instituições que atuaram para enfrentar a queda histórica das coberturas vacinais registrada nos últimos anos
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregaram a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz para 23 pessoas e 10 instituições, nesta quarta-feira (11), como reconhecimento pela atuação no enfrentamento da queda histórica das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. O trabalho dos homenageados contribuiu para tirar o Brasil do ranking dos 20 países com mais crianças não imunizadas, segundo dados do Unicef.
Instituída em 1970, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz é concedida a brasileiras, brasileiros ou pessoas estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, tenham distinguido de forma notável ou relevante e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira.
Conheça cada um dos homenageados pelo governo federal
Por que a medalha é batizada com o nome de Oswaldo Cruz?
Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, foi personagem fundamental na história da saúde pública brasileira. O trabalho do sanitarista serviu como base para a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI), além da luta na erradicação da febre amarela, peste bubônica e varíola.
Em 1907, Cruz ganhou reconhecimento internacional quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte