Direitos humanos

Os curtas-metragens e os jovens curadores da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Filmes selecionados serão exibidos em novembro e farão parte de uma programação ainda mais ampla que será anunciada em breve

Agência Gov | Via MDHC
19/09/2024 19:18
Os curtas-metragens e os jovens curadores da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A organização da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos divulgou a lista dos curtas-metragens e dos jovens curadores selecionados por chamada pública para integrar a programação do evento, que é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com o tema "Viver com dignidade", foram escolhidos 13 curtas e uma proposta de curadoria coletiva. A produção da Mostra selecionou filmes de cineastas de Minas-Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás e Rondônia. As exibições começarão em novembro, de forma gratuita, e ainda farão parte de uma programação ainda mais ampla, a ser divulgada em breve.

Na chamada pública para curtas, filmes de 22 unidades da federação foram recebidos. A seleção final, realizada por um júri composto por pesquisadores e acadêmicos do cinema, considerou a qualidade das obras, sua capacidade de gerar debates e a diversidade regional, de gênero e raça entre os cineastas.

Conheça os selecionados

Água Rasa, de Dani Drumond (MG)
Big Bang, de Carlos Segundo (RN)
Fluxo - O Filme, de Filipe Barbosa (SP)
Habito, de Fernando Santos (AL)
Mansos, de Juliana Segóvia (PE)
Máquinas de Lazer, de Italo Zaccaron (SC)
Maré Braba, de Pâmela Peregrino (BA)
Marés da Noite, de Juliana Sada e Noemi Martinelle (SP)
Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá Guarani, de Carol Mira (PR)
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli (RJ)
Pulmão de Pedra, de Torquato Joelma (PB)
Sobre cabeça os aviões, de Amanda Costa e Fausto Borges (GO)
Somos Terra, de Elisabete Christofoletti e Nilson Santos (RO)

Além disso, o coletivo Anomalia Filmes foi o escolhido na categoria Jovens Curadores. Essa é a primeira vez que o evento promove a seleção de curadores, democratizando o acesso à curadoria de filmes entre jovens estudantes e profissionais de até 30 anos de todo o país.

Segundo a assessora especial em Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério, Letícia Cesarino, a iniciativa da Mostra é um marco importante, pois promove a diversidade e o fortalecimento da narrativa dos direitos humanos por meio do audiovisual. "Temos certeza de que a seleção feita retratará muito bem perspectivas diversas sobre o que é viver com dignidade no Brasil de hoje", afirmou.

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/conheca-os-curtas-metragens-e-os-jovens-curadores-selecionados-para-a-14a-mostra-cinema-e-direitos-humanos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte