Declaração Conjunta dos Ministros de Finanças e Saúde do G20 sobre surto de Mpox
Publicação destaca o enfrentamento das desigualdades como prioridade da Presidência Brasileira do G20
Os Ministros de Finanças e Saúde do G20 adotaram hoje uma declaração sobre a resposta ao surto de Mpox , em resposta aos apelos de assistência do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (Africa CDC, na sigla em inglês) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Presidência Brasileira do G20 expressa seu sincero agradecimento a todos os membros do G20 pelo firme e contínuo apoio político durante este crítico momento no enfrentamento desse surto.
As valiosas lições apreendidas com a pandemia de covid-19 levaram à criação de novos marcos institucionais, dentre os quais se destaca a Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde do G20 (JFHTF, na sigla em inglês). Como plataforma dedicada à coordenação da prevenção, preparação e resposta (PPR) a pandemias, a JFHTF está em uma posição única para oferecer apoio complementar aos esforços em andamento liderados pelo Africa CDC.
O Ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, destacou que a publicação desta declaração reflete a prioridade geral da Presidência Brasileira do G20: o enfrentamento das desigualdades. Ele comentou: "É particularmente importante estarmos ao lado de nossos irmãos e irmãs africanos durante esses tempos desafiadores, além de mostrar que as ações do G20 estão sintonizadas com os desafios humanos imediatos."
Esta iniciativa também está alinhada com a estratégia mais ampla de cooperação internacional do Brasil, que se baseia na consulta e na resposta às necessidades dos países parceiros. A Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, afirmou: "No coração de nossa estratégia de saúde está o avanço da equidade em saúde, a promoção da autonomia dos países e o fortalecimento da arquitetura global de saúde, com a OMS desempenhando um papel central."
A Declaração Conjunta divulgada hoje ressalta que os relatórios técnicos serão revisados pelos Ministros na Reunião Ministerial Conjunta de Finanças e Saúde, em 31 de outubro, no Rio de Janeiro. A Deputy da Trilha de Finanças do G20 e Secretária de Assuntos Internacionais, Embaixadora Tatiana Rosito, comentou: "Esta declaração fornece o mandato para que o G20 entregue resultados concretos, reafirmando sua relevância e capacidade de responder a crises globais."
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte