Nos Estados Unidos, ministra Anielle Franco defende direito à terra como garantia de dignidade
A ministra lembrou as titulações em Alcântara (MA) e ainda discursou nas comemorações do 30º aniversário da Rota dos Escravizados, em agenda no âmbito da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas
A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, destacou a importância do apoio global à preservação dos direitos dos povos quilombolas e indígenas brasileiros no Meeting Forest Tenure Funders Group - reunião com um grupo de doadores bilaterais e filantrópicos para acelerar a promoção d os direitos das comunidades florestais e tradicionais , realizada nesta segunda (23), em Nova York, nos Estados Unidos .
O encontro teve a parceria da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara , e representa um compromisso para mobilização de recursos e fortalecimento mais efetivo de doadores para comunidades florestais e tradicionais nas agenda s do direito à terra e preservação ambiental.
“O território é um lugar de morada , de preservação , onde as pessoas podem ter dignidade. Garantir esse direito é uma de nossas prioridades”, disse a ministra , ressalt ando o papel dos povos tradicionais como agentes de preservação do meio ambiente e justiça climática. A ministra também destacou o decreto que o presidente Lula assinou no último dia 19, titulando mais de 120 mil hectares que beneficiam mais de 4 mil famílias em Alcântara (MA) e o utras cidades do Brasil.
Na segunda agenda do dia, Anielle Franco integrou as comemorações do 30º aniversário de estabelecimento da Rota dos Escravizado s, celebração que desempenha um papel importante no rompimento dos silêncios em torno da história da escravização na memória universal.
Única autoridade do governo brasileiro a fazer um pronunciamento , Anielle Franco afirmou que a memória é uma ferramenta de sobrevivência e reiterou compromisso do Ministério da Igualdade Racial com políticas as políticas de promoção da igualdade racial. “Somos patrimônio de memória e por isso estamos aqui hoje , não só para lembrar, mas para reafirmar que o Brasil está trabalhando para garantir o bem viver de todas as pessoas”, ressaltou .
Em mais dois dias de agenda, a ministra Anielle Franco participará da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, do Climate Week NYC, o maior evento de aceleração do enfrentamento às mudanças climáticas, de reunião do G20 e fará a palestra “ODS 18: um caminho para o desenvolvimento com foco em igualdade racial” , na Universidade de Columbia.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte