MinC inicia diálogos para novo Plano de Diretrizes e Metas do audiovisual brasileiro
Plano orientará as políticas públicas do setor pelos próximos 10 anos e terá discussões regionais para elaboração
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e em parceria com o Conselho Superior de Cinema (CSC), dará início aos diálogos regionais para a construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do audiovisual brasileiro nesta quarta-feira (4/9).
O plano orientará as políticas públicas do setor pelos próximos 10 anos, refletindo um compromisso estratégico do governo federal com o desenvolvimento sustentável e inclusivo do audiovisual no País.
Durante os encontros regionais, a equipe da SAV apresentará o histórico do último PDM (2011-2020), além dos diagnósticos e pesquisas atualizadas sobre o setor, para subsidiar as discussões.
As reuniões ocorrerão em formato híbrido, com transmissão ao vivo e participação tanto presencial quanto online, garantindo ampla participação.
Interessados para os encontros regionais no sul e sudeste podem se inscrever aqui até as 23h59 desta segunda-feira (2/9).
O processo de construção do PDM 2025-2034 será marcado pela participação ativa da sociedade civil. As primeiras conversas acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), e se estenderão até sexta-feira (6). Os encontros têm como objetivo coletar sugestões e propostas que contribuirão para a formulação do novo PDM, garantindo que as diretrizes do audiovisual brasileiro sejam construídas de maneira coletiva e alinhadas às necessidades e aspirações regionais.
O grupo de trabalho (GT) responsável pela elaboração do PDM, conta com representantes de diversos ministérios, membros do Conselho Superior de Cinema e técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O grupo traz especialistas com vasta experiência em áreas essenciais para o setor audiovisual, como educação, produção, exibição e mercados audiovisuais.
Sobre o PDM
O novo Plano de Diretrizes e Metas do audiovisual brasileiro busca criar um planejamento estratégico de longo prazo para o setor, definindo parâmetros para programas e projetos que promovam o desenvolvimento do setor. Além disso, visa articular ações entre diferentes ministérios, esferas de gestão e a sociedade civil, fortalecendo a governança e a sustentabilidade do setor.
Serviço
- Rio de Janeiro (RJ)
Data: 04 a 06 de setembro de 2024
Local: Sala Mário Tavares, anexa ao Theatro Municipal, Av. Alm. Barroso, 14/16 - Centro, Rio de Janeiro.
Horário: 18h
- Curitiba (PR)
Data: 04 a 06 de setembro de 2024
Local: Secretaria da Cultura do Paraná - SEEC - PR, no Auditório Brasílio Itiberê, localizado na Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba.
Horário: 17h
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte