Justiça

Ministério da Justiça mapeará casos de violência no campo

Pesquisa vai identificar casos de violência no campo e construir políticas públicas voltadas ao tema. Edital para seleção de pesquisadores bolsistas está aberto até 13 de setembro

Agência Gov | Via Ministério da Justiça
03/09/2024 19:23
Ministério da Justiça mapeará casos de violência no campo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O objetivo da pesquisa é identificar casos de violência no campo e construir políticas públicas voltadas ao tema

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) fará uma pesquisa com o objetivo de identificar casos de violência no campo e construir políticas públicas voltadas ao tema.

Ao final do trabalho, será feita uma publicação e montado um acerto audiovisual a partir do levantamento dos processos e das investigações de casos identificados no período de 1985 a 2023.

Estão abertas as inscrições para seleção de pesquisadores bolsistas para projeto de mapeamento de casos de violência nos campos. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenções para o e-mail pesquisaconflitosnocampo@gmail.com até 13 de setembro.

Segundo a secretária de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, o diagnóstico permitirá melhor compreensão acerca do tratamento dado a esses casos de violência no campo, especialmente em relação à apuração dos fatos, processamento e responsabilização. “A análise impulsionará a construção de políticas públicas para o aprimoramento de políticas de proteção nos territórios”, declarou ela.

O edital

As pesquisas ocorrerão de outubro de 2024 a dezembro de 2025. O processo seletivo prevê 17 bolsas de pós-graduação no valor de R$ 2.100. Poderão se candidatar pesquisadores regularmente matriculados em cursos de pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior.

Leia o edital na íntegra.

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-justica-mapeara-casos-de-violencia-no-campo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte