Meio ambiente

Simpósio sobre padronização para um mundo mais verde é realizado em Xerém (RJ)

Evento foi conduzido pelo Inmetro, em parceria com o Vamas e com a Rede Fluminense de Nanociência e Nanobiotecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)

Agência Gov | Via Inmetro
26/09/2024 16:20
Simpósio sobre padronização para um mundo mais verde é realizado em Xerém (RJ)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) sediou nesta quarta-feira (25/09) o Simpósio ‘Desafios de Materiais Avançados e Necessidades de Padronização para um Mundo Mais Verde’. Realizado em parceria com o ‘Projeto de Versalhes sobre Materiais Avançados e Padrões (Versailles Project on Advanced Materials and Standards - VAMAS) e com a Rede Fluminense de Nanociência e Nanobiotecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o evento ocorreu no auditório do prédio 6, no Campus de Laboratórios do Inmetro, em Xerém, Rio de Janeiro.

O encontro reuniu especialistas em ciência e representantes de Institutos Nacionais de Metrologia de diversos países, com o objetivo de discutir sobre novas tecnologias de materiais avançados com referência de regulamentação, que desempenham papel central para alcançar os objetivos de sustentabilidade, tema do ano de 2024.

.
.

A iniciativa destacou as preocupantes mudanças climáticas em curso, promovendo discussões sobre as ferramentas e as inovações necessárias para mitigar seus efeitos e contribuir para a construção de um futuro mais verde e sustentável.

Durante a abertura do evento, o diretor de Metrologia Científica e Tecnológica (Dimci) do Inmetro, Luiz Fernando Rust, destacou o empenho dos institutos envolvidos, que avançam nos desafios para a produção de materiais que possam futuramente ser padronizados.

“No Inmetro, reconhecemos os profundos desafios que envolvem a padronização de materiais e a harmonização de procedimentos. Estamos profundamente comprometidos em explorar inovações sustentáveis ​​que contribuam para um futuro mais verde”, disse Rust.

Dessa forma, Bráulio Archanjo, Pesquisador Tecnologista do Inmetro, e um dos representantes do VAMAS no Brasil, ressaltou que o evento tem grande importância para a metrologia como um todo, pois promove os primeiros esforços para a padronização e possível regulação de novos materiais de referência, nesse caso, para a preservação do ambiente e consequentemente ter um mundo mais verde.

.
.

“O desafio das mudanças climáticas requer inovação contínua em áreas diversas e, aqui, discutimos o importante papel de materiais de referência avançados, padrões, regulamentações e seu uso na economia global. Ainda, materiais ecológicos, materiais renováveis, biodegradabilidade, consciência ambiental, materiais de baixo impacto e baixo peso, materiais recicláveis e materiais naturais. Esses materiais incentivam discussões e se transformam em futuros possíveis projetos para a construção de um mundo mais verde”, afirmou Braulio Archanjo.

A metrologia científica tem um papel fundamental em impulsionar a inovação, avançar a pesquisa científica e promover o desenvolvimento tecnológico. “Estamos muito felizes com a escolha para sediar um workshop como esse, pois vemos o comprometimento dos Institutos em explorar inovações sustentáveis que contribuam para um futuro mais verde, podendo discutir os últimos avanços em ciência e tecnologia de materiais”, concluiu Bráulio.

Mensuração de dados

A habilidade da ciência em desenvolver produtos, gera diversos benefícios para a sociedade. A confiabilidade e reprodutibilidade da mensuração dos dados, proporciona que as indústrias possam cada vez mais inovar; e que os governos estabeleçam políticas públicas impactantes para as gerações.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou a importância da precisão na medição, não apenas para garantir a qualidade dos produtos e serviços, mas também para reforçar a credibilidade dos resultados em níveis nacionais e internacionais.
 
“São inúmeros os desafios que envolvem a padronização de materiais e a harmonização de procedimentos para padrões avançados. A colaboração entre a academia, a indústria e os órgãos governamentais são fundamentais para o progresso científico e o fortalecimento do crescimento econômico", ressaltou Brito.
 

Institutos participantes

O evento contou com a participação de pesquisadores dos seis continentes, representando sete países: Brasil, China, Índia, Coreia, Austrália, África do Sul e Estados Unidos. Destacou-se também a presença do Reino Unido e da Comissão Europeia.

A iniciativa foi transmitida globalmente de forma on-line pelo canal do Inmetro no YouTube, ampliando o alcance das discussões.

Edição de 2025

Para 2025, o workshop será realizado em Londres, no National Physical Laboratory (NPL). A cada ano, o evento aborda um tema diferente e igualmente relevante, focando em tópicos críticos.

VAMAS - Formação e Objetivos

O Projeto de Versalhes sobre Materiais e Padrões Avançados (Versailles Project on Advanced Materials and Standards - VAMAS) foi estabelecido em 1982, em Versalhes, pelos Chefes de Estado do grupo de nações G7 e representantes da Comissão das Comunidades Europeias.

O principal objetivo do VAMAS é promover o comércio mundial através da inovação e adoção de materiais avançados, por meio de colaborações internacionais que fornecem a base técnica para a harmonização de métodos de medição, levando às melhores práticas e padrões.

Link: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/simposio-2018desafios-de-materiais-avancados-e-necessidades-de-padronizacao-para-um-mundo-mais-verde2019-e-realizado-no-campus-do-inmetro-em-xerem-rj
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte