Tecnologias melhoram produção na agricultura familiar, afirma Wellington Dias
Declaração foi dada pelo titular do MDS, em mensagem sobre os 50 anos da Codevasf. Assembleia Legislativa do Piauí realizou solenidade para homenagear instituição
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) foi homenageada, nesta terça-feira (17/9), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realizada para marcar os 50 anos de serviços prestados pela instituição. Em mensagem enviada ao legislativo estadual, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o papel da Codevasf para o desenvolvimento rural.
O titular do MDS enfatizou ainda a participação da Companhia na realização de políticas que garantem o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades por meio promoção da segurança hídrica.
O MDS e a Codevasf contam com parcerias no combate à fome e à pobreza e, para o ministro, esse apoio é essencial à produção de alimentos, especialmente pela agricultura familiar. “Trabalhar com ajuda de tecnologias que favorecem e aprimoram a agricultura familiar significa mais produção e mais renda para os pequenos, o que contribui no combate à fome e redução da pobreza”, registrou Wellington Dias.
O ministro relembrou o empenho conjunto quando da instalação da Companhia no estado. "Na construção e aprovação para a criação da Codevasf, em Lei Federal, com a bancada do Piauí, para ampliar a área de atuação para além da bacia do São Francisco, também na bacia do Parnaíba", informou.
Criada em 1974, Codevasf é uma empresa pública federal, que atua na promoção do desenvolvimento regional, de forma sustentável e integrada no fomento ao desenvolvimento nas áreas próximas aos rios São Francisco e Parnaíba.
A companhia é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e atua em áreas como infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.
A Codevasf está presente nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, abrangendo mais de três milhões de quilômetros quadrados, ou o equivalente a 36% do território nacional.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte