Vida de influencer: Anatel apresenta peça teatral sobre os perigos digitais
Espetáculo fala dos riscos que o ambiente on-line pode trazer e reflete sobre modos de proteção e ajuda. Espetáculo tem novas datas de apresentação
O Espaço Cultural Renato Guerreiro, na sede da Anatel em Brasília, ficou lotado na manhã desta quinta-feira (31) para mais uma sessão gratuita da peça Vida de Influencer , encenada pelo grupo Companhia da Ilusão . A performance integra os esforços do projeto de Promoção de Habilidades Digitais da Agência e é destinada a adolescentes e crianças.
De forma leve e educativa, a peça foi vista por cerca de 170 pessoas, entre crianças, adolescentes e seus pais, mães e acompanhantes. Vida de Influencer conta a história de Flavinho, um menino vítima de bullying , e de sua irmã, a blogueira Marie Jolie, uma jovem perseguida por um stalker (termo utilizado para pessoas obsessivas que usam a internet para invadir a privacidade de outras).
Ao longo de 30 minutos, a plateia acompanhou o trajeto das crianças, que superam a vaidade, a irritação e o cancelamento (o abandono de alguém pelo antigos seguidores ou amigos no ambiente on-line), compreendendo que o melhor caminho é a busca de ajuda e apoio.
O roteiro de Bruno Alberto, escrito após diversas reuniões com especialistas da Agência, traz ensinamentos sobre proteção virtual e cuidado com dados pessoais. Há aprendizados diretos, por meio da fala dos personagens, e outros que são assimilados ao se observar os desafios superados e comportamentos positivos adotados ao longo da história.
Maria Luiza, 14 anos, atendida pela Casa Azul (instituição dedicada à proteção de crianças e adolescentes), destacou que a peça trouxe assuntos atuais e importantes, como a exposição nas redes sociais, que pode até representar risco à vida. Segundo ela, a peça a incentivou a tomar mais cuidado com sua imagem. “Exponho muitas fotos. A partir de agora, vou ser mais reservada”, disse.
João Emmanuel, 14 anos, acolhido pela Casa Azul, destacou que o cyberbullying é uma das preocupações do dia a dia e que pessoas que trabalham com a internet estão propensas a sofrer qualquer tipo de ataque e assédio on-line. De acordo com ele, a peça mostrou várias formas de evitar esse tipo de problema, trazendo bastante conhecimento e aprendizado. “Vou levar os conhecimentos adquiridos não só para mim, mas também para as pessoas ao meu redor”, disse.
Após a peça, foi oferecido um lanche aos presentes no mezanino do Espaço Cultural.
Novas datas – As próximas apresentações da peça Vida de Influencer serão nos dias 19/11 (10h) e 4/12 (15h) no Espaço Cultural da Anatel (Bloco C, Quadra 6, Setor de Autarquias Sul, Brasília). Para inscrever a sua instituição, é necessário enviar um e-mail para a Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel: rcic@anatel.gov.br .
Sobre a Anatel – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a instituição reguladora das telecomunicações no Brasil e tem desenvolvidos ações constantes para promover a proteção on-line infantil e a conscientização da sociedade para a necessidade de se proteger ativamente contra fraudes e golpes na internet .
Serviço
•Teatro na Anatel: Vida de Influencer
•Datas : 19/11 (10h) e 4/12 (15h)
•Local : Espaço Cultural da Anatel (Bloco C, Quadra 6, Setor de Autarquias Sul, Brasília)
•Entrada gratuita . Escolas ou instituições voltadas a adolescentes e crianças devem se inscrever pelo e-mail: rcic@anatel.gov.br .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte