G20 Brasil

G20 Brasil entrega documento com apelo por financiamento e valorização dos professores

Ministro Camilo Santana encerra o GT de Educação do G20 com texto que será apresentado na Cúpula e defende financiamento adequado, integração tecnológica, participação da comunidade escolar e valorização dos professores

Agência Gov | Via G20 Brasil
30/10/2024 19:00
G20 Brasil entrega documento com apelo por financiamento e valorização dos professores
Foto: Audiovisual/G20
Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Educação do G20 na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

“Precisamos unir os países do G20 em torno da necessidade de defender o financiamento para a educação, que ainda está longe de ser o adequado para a maioria dos países do G20 e do mundo”, defendeu o ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, durante o encerramento da reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Educação do G20 com um discurso enfático sobre a importância de reforçar o financiamento e a valorização dos profissionais da educação como fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva. 

Entre os temas discutidos ao longo das reuniões está a importância da valorização dos professores, com o ministro ressaltando a necessidade de reconhecer a contribuição desses profissionais. "Apresentamos um conjunto de ações que não apenas valorize, mas efetivamente reconheça o papel dos professores, principalmente na educação básica,” afirmou o ministro. Segundo Santana, a escassez de professores é um problema mundial, especialmente em áreas específicas como física, matemática, química e biologia, limitando o acesso universal à educação de qualidade.

Leia também: Conjunto de ações para valorização dos professores brasileiros será lançado em novembro

O GT abordou a relevância de diretrizes para as plataformas digitais e ferramentas pedagógicas para aproveitar a tecnologia e enriquecer o ensino. O documento a ser entregue para os líderes observa que “a experiência do usuário tornou-se um elemento-chave para medir o sucesso na área, o conteúdo de qualidade deve ser acessível e adaptável a diferentes contextos de conectividade. O Grupo (de Educação) também observa que a alfabetização digital e midiática se tornaram temas essenciais para os sistemas educacionais, ao lado do pensamento crítico, aprendizado socioemocional, cidadania digital e outros temas importantes”.

Durante o encontro foram apresentadas experiências de diferentes países, não apenas dos membros do G20. O uso de plataformas digitais e a integração de novas ferramentas pedagógicas são aspectos que podem transformar a educação, especialmente quando desenvolvidas com foco em padrões éticos, diversidade, equidade e inclusão.

As propostas aos líderes focam nos principais temas discutidos ao longo da presidência brasileira. A valorização dos profissionais da educação foi um dos eixos prioritários, com recomendações para promover políticas de recrutamento, retenção e desenvolvimento contínuo de professores. Em resposta à escassez global de educadores, o grupo ressalta a importância de melhorar as condições de trabalho e criar oportunidades de intercâmbio, reforçando a inclusão na profissão. Essas iniciativas fortalecem a educação universal inclusiva, equitativa e de qualidade para promoção de um mundo mais justo e sustentável.

A integração de plataformas digitais para o compartilhamento de conteúdo educacional sobre Desenvolvimento Sustentável, enfatiza a necessidade de envolver educadores e alunos na criação de recursos digitais que complementam o ensino presencial. O grupo apontou a importância da alfabetização digital, cidadania digital e uso ético de Inteligência Artificial na educação, buscando assegurar a inclusão e a equidade. 

Durante o encontro, foi realizada a Exposição Virtual do G20, onde foram apresentados 49 vídeos de práticas de engajamento entre escola e comunidade. O ministro destacou que as escolas devem estar integradas às comunidades e conectadas às famílias para maximizar os impactos educacionais. "Quando a gente tem a relação da família com a escola, a gente consegue avançar a escola não pode substituir a família. A importância da relação da escola com a família e a comunidade. A UNICEF, a Unesco e a OCDE foram parceiros importantes para o G20 deste ano ", pontuou Santana.

O Ministro reafirmou o compromisso do Brasil com a educação durante a presidência do G20, o texto será apresentado na próxima reunião de líderes no Rio de Janeiro. Para ele, o documento representa um avanço sobre a necessidade de ampliar e garantir o financiamento para a educação em escala global, com compromisso a ser validado pelos chefes de Estado. A próxima presidência do G20 ficará sob a responsabilidade da África do Sul, e o Brasil vai apoiar a continuidade dessa agenda fundamental para o futuro da educação no planeta.

Link: https://www.g20.org/pt-br/noticias/g20-brasil-entrega-documento-com-apelo-por-financiamento-e-valorizacao-dos-professores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte