Live nesta terça anuncia detalhes da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática
De 29/10 a 1º/11, atividades promovem habilidades de comunicação dos estudantes em meio ambiente e mudanças climáticas, qualidade do jornalismo e direitos no ambiente digital
Uma live especial nesta terça-feira (8/10), a partir das 15h (de Brasília), anuncia detalhes da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática. O evento é realizado em parceria pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ministério da Educação e Unesco, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Quem participa da live
• Fábio Meirelles Hardman de Castro, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República
• Larissa Ebeling, chefe de projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação
• Anderson Passos, dirigente municipal de Educação de Aratuípe (BA) e presidente da Undime Bahia, representando a Undime
• Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Paraná, representando o Consed
• Adauto Soares, coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco Brasil.
A Live será um convite para inscrições na segunda edição da semana, agendada para o período entre 29 de outubro e 1°de novembro de 2024. A abertura presencial está marcada para o dia 29, no auditório do Ministério da Educação, a partir das 14h.
COMO PARTICIPAR - Se você é professor, estudante, integrante de organizações da sociedade civil, coletivos, participe organizando atividades na sua região, como oficinas, rodas de conversa e o que mais quiser propor. A inscrição de atividades poderá ser feita a partir de um formulário que estará disponível a partir desta tarde. A partir disso, sua iniciativa fará parte de uma agenda nacional, ampliando o acesso à educação midiática em todas as partes do Brasil, e ajudando a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso.
OBJETIVO - O evento tem como objetivos celebrar e compartilhar iniciativas e boas práticas de educação midiática. Promove atividades que fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas essenciais, como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo e direitos no ambiente digital.
PROGRAMAÇÃO - Na programação, estão previstas mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática, painéis sobre o papel da comunicação pública na promoção da educação midiática e sobre como identificar o jornalismo de qualidade, além de espaços de discussão com parceiros internacionais da França e do Reino Unido.
HISTÓRICO - No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente, em 24 estados, com um público potencial de 54 mil pessoas. A Semana Brasileira ocorre simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, o que fortalece a conexão do Brasil com o debate internacional.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte