MinC é homenageado no Prêmio Bibi Ferreira 2024 por 33 anos da Lei Rouanet
Recebimento da Medalha Arthur de Azevedo destaca a importância da Lei para a produção cultural do Brasil
O Ministério da Cultura (MinC) foi homenageado na noite desta quarta-feira (30) com a Medalha Arthur de Azevedo na última edição do Prêmio Bibi Ferreira, realizada em São Paulo. O reconhecimento veio em celebração aos 33 anos da Lei Rouanet, que se consolidou como uma ferramenta essencial para o fortalecimento do setor cultural. Representando a Pasta, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, recebeu a honraria em nome da ministra Margareth Menezes, destacando o compromisso do Ministério em promover e democratizar o acesso à cultura no país.
Segundo o secretário Henilton Menezes, a Lei, atualmente, mobiliza cerca de R$ 3 bilhões anuais em investimentos culturais.
"A Lei Rouanet não foi pensada apenas para os artistas, mas para toda a sociedade brasileira. Graças a ela, milhares de pessoas têm acesso a espetáculos de alta qualidade, seja a preços populares ou de forma gratuita, como ocorre nesta noite, em grande parte financiada pelo incentivo", disse Henilton.
Durante seu discurso, ele ressaltou ainda o impacto social e econômico da Lei Rouanet que tem contribuído para o desenvolvimento cultural do país. Ele enfatizou o trabalho contínuo para garantir que esses recursos cheguem a todos os estados brasileiros, expandindo o alcance da produção cultural para além dos grandes centros.
"O desafio que temos é nacionalizar o recurso, para que ele chegue a todas as regiões do Brasil, do Acre ao Ceará, da Bahia a Mato Grosso. Estamos comprometidos com uma gestão participativa e focada em todos os 27 estados", afirmou.
Prêmio
O Prêmio Bibi Ferreira é uma das mais importantes premiações do teatro brasileiro, dedicada a homenagear os talentos e produções do teatro musical e da indústria teatral no Brasil. Criado em 2011, o prêmio leva o nome da grande atriz e cantora Bibi Ferreira, ícone dos palcos nacionais. Além das categorias tradicionais, o prêmio concede a Medalha Arthur de Azevedo, que homenageia profissionais e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do teatro no país.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte