Ministério das Comunicações participa de Conferência Internacional sobre avanços do 5G e 6G no Japão
Secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, palestrou no evento ao lado de especialistas do setor
O Ministério das Comunicações participou nesta quinta-feira (17/10), no Japão, da Conferência Internacional 5G/6G Special Day. O evento começou às 10h30 da manhã (horário local) e contou com as presenças de representantes de governos, empresários do setor de conectividade e operadoras de telefonia de diversos países.
O secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, foi um dos integrantes da mesa de abertura. O encontro foi uma troca de experiências sobre os avanços do 5G e 6G pelo mundo. Além de falar sobre as perspectivas dessas tecnologias no Brasil, Tercius também destacou as políticas públicas executadas pelo Ministério das Comunicações para levar acesso à internet de qualidade a todos os brasileiros.
“Esse foi um importante debate sobre os avanços do 5G e 6G. Foram inúmeras trocas de experiência, ao lado de representantes de diversos países. Uma grande oportunidade de apresentar o programa Norte Conectado e o que a construção das infovias trará de benefício para conectar 10 milhões de brasileiros em 59 municípios da Amazônia. Também falamos do Escolas Conectadas, projeto focado em conectar alunos de escolas públicas do país. São alguns dos projetos prioritários do ministério”, disse Tercius.
Em sua fala, o secretário das Telecomunicações apresentou dados sobre o Brasil além de informações detalhadas sobre o setor de telecomunicações no país e na América Latina. Explicou que o Brasil avançou muito na implantação de redes e 5G, com cerca de 1,5 mil municípios atendidos e espectro em 3,5GHz liberado para o uso em 93% das cidades do país.
Hermano Tercius também falou do Projeto Brasil 6G, no qual o ministério tem participação indireta, por meio do uso de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) para apoio de pesquisas. O trabalho realizado pela Inatel, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e RNP, atua na criação de um plano de ações para desenvolvimento da Rede 6G no Brasil. A pesquisa já mostra que a rede 6G demandará muito mais que as telecomunicações, com imagem, inteligência artificial e mapeamento sendo cruciais para montar cenários previstos na futura rede.
Antes do evento, o secretário Hermano Tercius participou de uma reunião bilateral com o diretor-geral do Ministério da Administração Interna e Comunicações do Japão, Takemura Koichi. No encontro, ambos falaram sobre temas de interesse dos dois países, como OpenRan e regulação de big techs.
Nesta sexta-feira (18), às 10h (horário local), o secretário das Telecomunicações visitará as empresas japonesas Orex Sai e Frukawa. Na primeira, será tratado o tema OpenRan e sua importância no contexto das telecomunicações modernas. Com a Frukawa Electric, será sobre soluções de fibra óptica para o mercado brasileiro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte