Ministério do Meio Ambiente lança chamada pública do Projeto Salas Verdes
Podem participar instituições que desenvolvam atividades de educação ambiental não formal. Inscrições estão abertas até 4 de novembro
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abriu na segunda-feira (21/10) chamada pública para instituições que desejam participar do Programa Salas Verdes. A iniciativa busca incentivar espaços educadores a atuarem como centros de informação e formação socioambiental, com a realização de atividades educacionais e culturais.
Podem participar instituições que desenvolvam atividades de educação ambiental não formal para crianças, jovens, adultos, estudantes, professores, comunidades, empresas e poder público. Inscrições podem ser realizadas até 4 de novembro. A atuação das instituições será em consonância com os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA).
A seleção será realizada em duas etapas: análise de projeto político-pedagógico e análise documental.
Acesse a chamada completa e o cronograma
As Salas Verdes funcionam como espaços de desenvolvimento de atividades de educação e cidadania ambiental não formal, de abrangência local ou regional, que envolvem diversos segmentos da sociedade. Podem estar vinculadas a instituições públicas; instituições de pesquisa, escolas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas públicas e privadas, entre outras.
Histórico
O Projeto Salas Verdes foi instituído em 2000, com o objetivo de atender às demandas de instituições que buscavam publicações para subsidiar suas ações de Educação Ambiental. Em sua origem, tinha como foco transformas os espaços em bibliotecas verdes.
O objetivo do projeto, contudo, transformou-se em contribuir para a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), da Política Nacional de Biodiversidade, da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), entre outras, a partir da criação e do fortalecimento da atuação de espaços educadores para o desenvolvimento de ações de Cidadania e Educação Ambiental não formal.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte