Municípios relatam experiências de sucesso em atendimento digital em saúde
Mesa redonda reuniu experiências de sucesso das prefeituras de Pinhais (PR), São Gonçalo (RJ), Sobral (CE) e Juiz de Fora (MG)
No terceiro e último dia da Semana de Inovação 2024, quatro municípios apresentaram cases de inovação durante a mesa redonda “ Conheça iniciativas de transformação digital inclusiva em estados e municípios” , conduzida pelo coordenador-Geral de Gestão da Rede Nacional do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Régis Borges de Oliveira.
Segundo Régis, a Rede tem feito rodadas ao longo deste ano para conhecer e trocar experiências. “É super importante trocar figurinhas entre entes federados para servir de inspiração, conhecer boas práticas e saber também o que não deu certo, faz parte da jornada conhecer os insucessos também.”
O primeiro case foi do município de Pinhais (PR), apresentado pela diretora do departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Samira Raduan dos Santos. O município criou um consultório físico para consultas virtuais, com o objetivo de acelerar a fila de espera – que chegava a mais de quatro anos. O espaço é equipado com toda a estrutura para uma consulta on-line sem interferências e assistida por um enfermeiro, que faz a triagem e auxilia durante a conversa com o médico. O paciente passa por um acolhimento prévio, com explicações, orientações e até solicitações de exames prévios, o que garante mais assertividade na consulta. Além de oferecer boa conexão, possibilita o contato de médicos especialistas de outras especialidades, muitas vezes não disponíveis no município.
Na sequência, foi a apresentação do município de São Gonçalo (RJ), representado por Deivid Robert de Cresci Campos, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Deivid falou sobre investimentos em Inteligência Artificial (IA) e Big Data para cadastro e atendimento dos pacientes do município de 2017 a 2024. Eles construíram uma das maiores integrações de interoperabilidade de saúde pública e, por meio do uso dos dados, conseguiram ter previsibilidade e se preparar para situações críticas e atuar de modo preventivo, evitando internações desnecessárias, agilizando tratamento de pacientes, avaliando especialidades mais demandadas, entre outros.
Depois, Heryca Laiz Linhares Balica, coordenadora de Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde do município de Sobral (CE), falou do sistema AvaliaSol, que surgiu da necessidade de avaliar os serviços de saúde dos municípios pelos usuários. Parceria da Secretaria de Saúde e Controladoria Geral do Município. A ideia era ter um sistema intuitivo e de fácil acesso que pudesse ser acessado dentro da unidade de saúde. Foram disponibilizados QR codes com placa de avaliação em cada ponto da jornada do paciente facilitando sua avaliação e identificando problemas e desafios de cada etapa, contribuindo para uma melhor resolutividade.
O último case foi apresentado por Flávio Henrique de Almeida Junior, gerente do Departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa da prefeitura de Juiz de Fora (MG). Ele apresentou o case “ JF contra o Aedes, na prevenção de transmissão de arboviroses” . Trata-se de uma plataforma para denúncia de focos de dengue, com um formulário simples para descrever o local do foco e com espaço para anexar fotos, um vídeo educacional, perguntas frequentes com orientações e contato para esclarecimento de dúvidas. O app mostra em tempo real os locais, as denúncias registradas por dia e outros dados para análise preditiva para a eliminação rápida de focos de dengue.
Sobre a SI 2024
A 10ª edição da Semana de Inovação – maior evento de inovação pública da América Latina –, que termina nesta quinta-feira (31), é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGi.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
Mais informações no site: semanadeinovacao.enap.gov.br
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte