No G20, reuniões bilaterais fortalecem compromisso com a saúde global
Brasil, China e Reino Unido firmam compromissos para avanços em biotecnologia, produção de vacinas e vigilância em saúde
Em continuidade aos esforços para ampliar a colaboração internacional em parcerias que fortaleçam o enfrentamento a pandemias e mudanças climáticas, além de expandir a produção de vacinas, medicamentos e insumos essenciais para a saúde pública, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, participou de encontros bilaterais durante a programação do G20 , nesta quinta-feira (31).
Em um dos encontros, que contou com a presença de Lei Haichao, Comissário Nacional de Saúde da China, foi assinado um memorando de entendimento para avançar em parcerias voltadas ao desenvolvimento de biotecnologias, vigilância em saúde e inovações que contribuam para a saúde pública e o progresso da ciência.
“Estamos empenhados em desenvolver inovações tecnológicas que possam responder a crises de saúde, especialmente em regiões de vulnerabilidade social. Este é o momento de unir esforços e avançar para uma resposta cada vez mais ágil e integrada em pesquisa médica. Com a assinatura do termo de cooperação, damos um passo importante nessas áreas”, afirmou a ministra.
Entre as propostas apresentadas pelo Brasil, destaca-se o fortalecimento da capacidade regional de produção de vacinas e insumos. Nísia Trindade ressaltou que essa iniciativa é essencial para reduzir a dependência de importações e promover uma resposta rápida a surtos futuros, uma pauta que também deve ser ampliada no Brics, do qual o Brasil faz parte.
Durante o encontro, a ministra enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) - o maior sistema de saúde pública do mundo - como inspiração para outros países. Ela também mencionou o trabalho da Secretaria de Saúde Digital (Seidigi) na gestão e implementação de inovações que contribuem para a saúde.
Representantes do Ministério da Saúde brasileiro, incluindo os secretários Ana Estela Haddad, da Saúde Digital; Ethel Maciel, da Vigilância em Saúde e Ambiente ; e Carlos Gadelha, da Ciência, Tecnologia e Inovação e Complexo da Saúde , também estiveram presentes, reforçando a importância da cooperação internacional.
Brasil e Reino Unido
Ainda em reunião bilateral, a ministra Nísia Trindade e o ministro da Saúde Pública e Prevenção do Reino Unido, Andrew Gwynne MP, assinaram um novo Memorando de Entendimento (MoU) para fortalecer a cooperação na área da saúde com foco em mudanças climáticas, políticas de igualdade social, preparação e prevenção de pandemias, inovação, tecnologia em saúde e saúde digital, pesquisa em saúde e fortalecimento dos sistemas de saúde.
Os países acordaram em avançar o trabalho para fortalecer a colaboração diplomática, o intercâmbio de políticas e a assinatura de um novo memorando de avanços a partir de 2025.
Acesse a página do 'G20 Brasil 2024 Saúde' e saiba mais
Edjalma Borges e Vanessa Rodrigues
Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte