Secretário do Ministério da Igualdade Racial tem 15 anos de experiência com a agenda da igualdade
Antropólogo Clédisson Geraldo dos Santos Junior vai assumir a Secretaria do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Estudioso tem trajetória ligada ao movimento negro e atuação nos poderes legislativo e executivo
O Ministério da Igualdade Racial anuncia nesta sexta-feira (11) o antropólogo, pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e secretário da Frente Parlamentar Mista Antirracismo do Congresso Nacional, Clédisson Geraldo dos Santos como o novo secretário de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial da pasta. A previsão é de que Clédisson tome posse já no início da próxima semana.
Com trajetória reconhecida na luta antirracista e no movimento negro brasileiro, Clédisson assumirá a secretaria que fomenta políticas de promoção da igualdade étnico-racial do ministério com a missão de fortalecer o Sistema de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
“O Sinapir é a espinha dorsal enquanto fomento das políticas de promoção da igualdade Racial nas cidades e estados brasileiros e Clédisson tem a experiência necessária para a missão de efetivar a articulação interfederativa e a adesão colaborativa dos estados e municípios na agenda da igualdade”, destacou a ministra Anielle Franco.
A escolha de Clédisson foi reforçada por sua larga trajetória com a agenda da igualdade racial no Brasil. Por duas vezes foi membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, também conselheiro da juventude no Conselho Nacional de Juventude, integrou o Comitê Gestor Federal do Plano Juventude Viva, programa reformulado nesta gestão do Ministério.
Integrou o Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer), a organização pela democracia NOSSAS e foi secretário-executivo do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
“Me sinto honrado com o convite para integrar o Ministério da Igualdade Racial, à frente da Senapir,aderindo integralmente ao compromisso de fazer com que as políticas pela igualdade cheguem às cidades e estados e sejam realidade na vida da população”, destaca Clédisson dos Santos.
O mineiro deixa o cargo de secretário-executivo da Frente Parlamentar Mista Antirracismo e de coordenador programático do gabinete da deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) e traz sua experiência de articulação legislativa para assumir a secretaria.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte