Segurança pública

Senacon recebe dados sobre suplementos nutricionais adulterados

De acordo com entidades representativas de profissionais de nutrição, o cenário é alarmante. Secretaria vai notificar vendedores e plataformas digitais para pedir esclarecimentos

Agência Gov | Via MJSP
22/10/2024 17:08
Senacon recebe dados sobre suplementos nutricionais adulterados
 

Nesta terça-feira (22), o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), se reuniu com a nova diretoria do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e com o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos de Nutricionais (Abenutri) para pedir informações e identificar suplementos nutricionais adulterados.

“Produtos como a creatina, que são amplamente consumidos, apresentam níveis muito abaixo do indicado, chegando até a 0% em alguns casos. Esse cenário é alarmante”, informou o presidente da Abenutri, Marcelo Bella. Ele compartilhou com a Senacon as recentes análises que detectaram irregularidades no mercado de suplementos.

A comercialização de produtos adulterados representa uma séria ameaça à saúde pública e ao direito dos consumidores. “A Senacon está comprometida em garantir que esses suplementos, já identificados com irregularidades, sejam retirados das plataformas de venda”, garantiu o secretário-executivo do CNCP, Andrey Correa.

Segundo ele, a colaboração do CFN e da Abenutri dará mais força para as ações de proteção ao consumidor que serão tomadas a partir da análise dos dados apresentados pelas entidades à Senacon. A secretaria notificará as plataformas digitais e os vendedores que comercializam suplementos adulterados para solicitar esclarecimentos.

A recém-empossada presidente do CFN, Erika Carvalho, complementou que é inadmissível que produtos com zero porcentual de creatina sejam comercializados de forma enganosa, com risco à saúde dos consumidores. “A nossa missão é zelar pela alimentação saudável e segura, e essa parceria será essencial para garantir que os vendedores cumpram suas responsabilidades.”

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/senacon-recebe-dados-sobre-suplementos-nutricionais-adulterados
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte