Supercopa Masculina de Vôlei inspira e forma jovens atletas no Maranhão
O Ministério do Esporte promoveu, nos dias que antecederam o jogo, uma imersão para 35 atletas de base, com aulas práticas e teóricas sobre voleibol
A final da Supercopa Masculina de Voleibol, entre Sesi-Bauru e Sada Cruzeiro, realizada no Ginásio Georgina Pflueger (Castelinho), em São Luís, Maranhão, encerrou com chave de ouro a ação de capacitação para jovens atletas da categoria sub-21 do estado. A iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), proporcionou aos atletas de base a oportunidade de interagir com alguns dos maiores jogadores de vôlei do país.
Durante cinco dias, jovens de 16 a 21 anos vivenciaram a rotina de atletas de alto rendimento e acompanharam toda a preparação para a competição nacional, com aulas teóricas e práticas. Nos momentos que antecederam o jogo, os atletas participaram de atividades sobre fundamentos do esporte e puderam assistir, no ginásio, aos treinos das duas equipes.
A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento profissional dos novos atletas. “Baseado na vivência de um grande evento, que é a Supercopa, possibilitamos que os atletas de base aqui de São Luís experimentassem o alto rendimento sob a perspectiva da Confederação Brasileira de Voleibol e de seus profissionais. Foi uma verdadeira imersão no treinamento esportivo de alto rendimento e na preparação necessária para uma competição como essa. Além do desempenho dentro de quadra, eles puderam entender todo o movimento de gestão esportiva. Assim, tivemos uma semana de aprendizado intenso, culminando nesse grande jogo entre Sada Cruzeiro e Sesi”, afirmou Iziane.
O jovem atleta Rodrigo Goulart, que participou da imersão durante toda a semana, compartilhou sua experiência: “Foi um momento de socialização muito bom, porque, além da parte física, que já trabalhamos normalmente, tivemos um treino mental e psicológico. Aprendemos mais sobre o vôlei, a mentalidade do esporte e do atleta, e conseguimos absorver muito conhecimento nesses cinco dias de estudo.”
O curso de formação reuniu 35 atletas selecionados, que adquiriram conhecimentos valiosos em várias disciplinas, como pedagogia do esporte, aprendizagem motora, psicologia esportiva, preparação física, prevenção de lesões e aspectos técnicos e táticos do voleibol. Além disso, foram discutidos temas extracampo, como disciplina e visão de futuro no desenvolvimento da carreira de um atleta.
Leia também
• Maranhense com síndrome de Down conquista o ouro nos Jogos Universitários
• Caio Bonfim se forma em Educação Física e prova que conciliar estudos e esporte é possível
• Governo celebra desempenhos de atletas olímpicos e faz apostas no futuro
A Partida
Pela primeira vez, a Supercopa Masculina de Voleibol foi realizada no Maranhão. Em um ginásio lotado, o Sada Cruzeiro se consagrou campeão, vencendo por 3 sets a 1. O evento marcou o início da temporada 2024/2025 do voleibol nacional.
Com essa vitória, o Sada Cruzeiro, de Belo Horizonte, consolidou-se como o maior campeão do torneio, acumulando seis títulos em nove edições desde a criação da competição, em 2015.
Ao final do evento, o presidente da CBV, Radamés Lattari, agradeceu à torcida maranhense por prestigiar o espetáculo esportivo. “A Confederação está muito feliz com esse evento em São Luís, neste jogo que abre a temporada nacional do vôlei, reunindo Cruzeiro e Sesi, além de grandes nomes do voleibol que estiveram nas Olimpíadas. O público do Maranhão superou nossas expectativas. Vamos levar o voleibol para todos os cantos do país”, finalizou.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte