#BotaPraAndar acelera início de obras do Minha Casa, Minha Vida pensando em 2025
Moradias em Boa Vista, Rio Branco, João Pessoa, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis tiveram suas situações monitoradas
O segundo e o terceiro dia de trabalho do #BotaPraAndar - Início de Obras deram continuidade ao monitoramento de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida que estão aptas a começarem suas obras. O foco das reuniões virtuais é acelerar cada vez mais o início das construções para 2025. Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) totalizaram 3.782 moradias com prazos atualizados a partir desta quinta (26) e sexta-feira (27).
Na quinta-feira, a situação de 591 lares aptos à construção em Boa Vista foi monitorada, enquanto, em Rio Branco, 583 unidades habitacionais tiveram seus panoramas atualizados. Em João Pessoa, informações foram compiladas e prazos pactuados para acelerar o início da construção de 512 residências. O prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, presente em uma das reuniões virtuais, comemorou a parceria com o Ministério das Cidades.
“Quero agradecer ao ministério pela atenção e agilidade, porque coincide com o nosso esforço de fazer o maior número possível de habitações. João Pessoa enfrenta um momento de crescimento acima do normal, consequentemente, o item habitacional é algo que nos demanda preocupação, para que a gente não perca qualidade de vida”, afirmou.
“Projetos como esse, tratados dessa forma, com o poder público, entes federativos e iniciativa privada participando em conjunto, vão nos ajudar, sem dúvida, nessas ações”, completou o prefeito de João Pessoa.
Já na sexta-feira, 688 unidades habitacionais foram mapeadas em Salvador, 624 em Porto Alegre, 600 no Rio de Janeiro e 184 em Florianópolis. O prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, falou sobre não só dar início às obras do Minha Casa, Minha Vida, mas fazer isso com qualidade. “Nesse novo mandato, vamos fazer o possível para as moradias estarem em locais cada vez mais consolidados”, explicou.
O secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, reforçou o compromisso do ministério com a população, por meio da parceria com órgãos públicos, construtoras e entidades “Após a virada do ano, nós iremos continuar realizando reuniões, com o mesmo objetivo: destravar as últimas pendências para que as obras comecem. Com isso, vamos gerar emprego e renda e fazer com que as famílias recebam suas novas casas o quanto antes”, disse.
Ao todo, o #BotaPraAndar - Início de Obras reuniu, virtualmente, mais de 200 pessoas para colocar em rota o início da construção de 6.524 unidades habitacionais, distribuídas por Belo Horizonte, Manaus, Boa Vista, Rio Branco, João Pessoa, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte