Mais 321 cidades vão receber sinal de TV digital e sintonizar a programação da EBC
Edital elaborado pela EBC, Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados abriu seleção e mais municípios vão receber sinal digital de TV e sintonizar diversos canais
![Mais 321 cidades vão receber sinal de TV digital e sintonizar a programação da EBC Mais 321 cidades vão receber sinal de TV digital e sintonizar a programação da EBC](https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202412/brasil-digital-divulga-municipios-que-vao-receber-transmissores-para-ampliar-rede-publica/@@images/903a3f77-fd60-422e-8695-7f0305fbc96a.jpeg)
Um edital elaborado em parceria pela Empresa Brasil Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações e Câmara dos Deputados vai garantir a ampliação do alcance da oferta do serviço de televisão digital expandindo a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Houve mais de 800 inscrições ao chamamento público do programa Brasil Digital, com a seleção inicial de 321 municípios , por critério regional. O resultado do edital foi apresentado no auditório do Ministério das Comunicações na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Participaram do evento o ministro Juscelino Filho, o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant, e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende.
“O programa Brasil Digital vai levar canais públicos para milhares de brasileiros, onde há pouca ou nenhuma oferta de TV”, afirmou o ministro Juscelino Filho. “O governo do presidente Lula atua para garantir mais oferta e acesso a emissoras públicas”.
TV 3.0
Durante o evento, o Ministério das Comunicações também informou que encaminhava à Casa Civil uma minuta de decreto sobre a TV 3.0, com as diretrizes para implementação do sistema no Brasil. “A TV 3.0 é uma inovação na forma de ver televisão no Brasil e no mundo e a EBC esteve fazendo o debate sobre o tema no Grupo de Trabalho do Ministério das Comunicações, para garantir que as TVs abertas tenham um espaço privilegiado neste novo ambiente e, entre elas, as emissoras do campo público”, afirmou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte