Saúde

Com atendimento de casa em casa, Saúde da Família é tema da nova campanha do Ministério da Saúde

Atenção primária é a principal porta de entrada do SUS e é reconhecida mundialmente por melhorar os sistemas de saúde. Novo modelo volta a valorizar as visitas domiciliares, na casa da população

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
06/12/2024 13:09
Com atendimento de casa em casa, Saúde da Família é tema da nova campanha do Ministério da Saúde

Onde tem família, agora, tem mais cuidado. Com esse tema, o Ministério da Saúde veicula, a partir dessa semana, nova campanha publicitária para reforçar a expansão da atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS) . A atenção primária é a principal porta de entrada da rede pública e é reconhecida mundialmente por melhorar os sistemas de saúde. Com a comunicação, o governo federal reforça o investimento em uma assistência de bairro em bairro, de casa em casa. A campanha será veiculada em TV, rádio, mídia exterior em lugares de grande circulação de pessoas, em portais online, além de redes sociais.

Artigo publicado pela ministra Nísia Trindade e pelo secretário de atenção primária, Felipe Proenço, afirmam que evidências favoráveis a essa iniciativa são fartas no Brasil. A cada expansão de 10% de Saúde da Família em um município, com uma equipe que permaneça no mínimo dois anos, alcança-se redução de, pelo menos, 5% na mortalidade infantil.

Se a equipe permanecer oito anos, a queda pode chegar a 30%. Em um município que alcance pelo menos 70% de Saúde da Família, as mortes por doenças cardiovasculares diminuem mais de 60%. Isso demonstra que a saúde da família consegue trabalhar com a prevenção.

Mas apesar da avaliação positiva dos brasileiros na estratégia, o último governo descontinuou o modelo de expansão da Saúde da Família, dificultando o acesso às Unidades Básicas de Saúde. Muitas pessoas foram cadastradas, mas não receberam atendimento. O modelo então instituído trouxe para o SUS uma lógica que atrelou o financiamento ao cadastramento dos pacientes nas equipes de saúde.

Hoje, grande parte das equipes tem um número superior de 4 mil pessoas para cuidar, dado incompatível com experiências internacionais exitosas. Segundo o Ministério da Saúde, muitas das pessoas cadastradas não foram atendidas nos últimos três anos.

Nesse sentido, a pasta reforça a importância de retomada da estratégia, viabilizando o cuidado às pessoas que precisam, com atendimento em saúde perto de suas casas. O Ministério da Saúde anunciou, neste ano de 2024, que as equipes de Saúde da Família vão atender, em média, 2,5 mil pacientes, garantindo qualidade e reduzindo o tempo de espera por uma consulta.

O novo modelo volta a valorizar as visitas domiciliares, na casa da população. O horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde também será ampliado até 22 horas. A estratégia da atenção primária, segundo a pasta, estará integrada com a atenção especializada, por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas, também lançado em 2024.

Confira a página da campanha e saiba mais

A meta do Ministério da Saúde é criar, por ano, até 2026, 2.360 Equipes de Saúde da Família, 3.030 Equipes de Saúde Bucal e 1 mil multiprofissionais. Com isso, a previsão é chegar em 80% na cobertura de pessoas com acesso e atendimento de qualidade na Atenção Primária. Em 2023, já foi possível implementar 2.198 Equipes de Saúde da Família no país, número que representa mais de 52% de aumento em relação aos últimos anos, quando eram criadas em média 1.445 equipes. A expansão correspondeu a 16% de consultas médicas e 29% de procedimentos médicos a mais do que em 2022.

Em 2024, a estratégia Saúde da Família completa 30 anos e o Ministério da Saúde reitera a necessidade de avançar no cuidado integral, com atendimentos em saúde próximos da população, priorizando as regiões de maior vulnerabilidade social.

Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/com-atendimento-de-casa-em-casa-saude-da-familia-e-tema-da-nova-campanha-do-ministerio-da-saude
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte