GOV.BR tem “busca por voz” para ampliar acesso a serviços digitais
A partir de agora, já é possível pesquisar os mais de 4.300 serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz . Solução foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência
Para ampliar a inclusão digital neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou uma nova funcionalidade no portal do GOV.BR. A partir de agora, já é possível pesquisar os mais de 4.300 serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz. A tecnologia foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência que acessam o GOV.BR pelo celular ou computadores.
“Nós temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital. Esta funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar, po is queremos que o GOV.BR facilite o dia a dia de todas as pessoas”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Para acessar o assistente de voz, basta entrar no Portal Gov.br e clicar na figurinha de microfone no campo de pesquisa "O que você procura?".
Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para celulares Android, que são utilizados pela maior parte da população brasileira, e em navegadores como o Chrome e Edge. Em breve, a ferramenta estará disponível para dispositivos que usam IOS e no navegador Safari.
Outras ferramentas
Em 2024, o ministério lançou também uma série de funcionalidades para melhorar a experiência do usuário do GOV.BR. Entre elas, estão o uso da câmera traseira do celular e o comando por voz, para o reconhecimento facial no aplicativo GOV.BR . A medida beneficia diretamente quem tem celulares antigos e pessoas com deficiência, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 162 milhões de usuários.
O MGI também atuou para ampliar a inclusão digital por meio de curadorias nas páginas do portal GOV.BR. A proposta do ministério com essa ação é buscar alcançar a média 9.3 na avaliação de acessibilidade por meio da ferramenta acessmonitor.
VLibras
Ainda este ano, a Secretaria de Governo Digital (SGD) atuou na evolução e em melhorias da plataforma VLibras em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As aplicações dessa solução permitem que pessoas surdas acessem conteúdo multimídia em sua língua natural de comunicação, o que contribui com a acessibilidade em computadores, dispositivos móveis e páginas Web.
Entre as inovações, está a adição de mais de 1.680 sinais. Além disso, mais de 90% dos serviços do portal gov.br já foram tratados no VLibras. Em fevereiro deste ano, o VLibras foi agraciado com o recebimento do Prêmio Internacional Projeto Zero 2024 em Viena, na Áustria.
Como usar o GOV.BR
Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul , Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob , Santander, Itaú, Agibank , Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay /Original, BTG Pactual e Nubank.
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas, acesse gov.br/conta
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