Mulheres

Macaé Evaristo destaca urgência de políticas públicas para mulheres em situação de rua

Governo e movimentos sociais debatem em encontro no Palácio do Planalto desafios e urgência de políticas inclusivas contra machismo, racismo e transfobia

Agência Gov | Via MDHC
09/12/2024 15:52
Macaé Evaristo destaca urgência de políticas públicas para mulheres em situação de rua
Clarice Castro/MDHC
Em sua fala, Macaé ressaltou a importância de reconhecer essas mulheres como sujeitas de direitos

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, abriu a programação do I Encontro com as Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades, realizado no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (9/12). Em sua fala Macaé ressaltou a importância de reconhecer essas mulheres como sujeitas de direitos e reforçou o compromisso da pasta em ouvir e construir políticas públicas efetivas junto à população.

Segundo a ministra, o encontro marca uma semana de grandes reflexões e ações concretas. “Chegar aqui é dizer: nós também queremos decidir sobre nossas vidas”, enfatizou. A discussão ocorre no contexto da 3ª Revisão Periódica do Estado Brasileiro perante o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (CEDAW) da Organização das Nações Unidas (ONU) e das graves violações de direitos humanos sofridas por esse público.

O evento reúne representantes de movimentos sociais, autoridades e especialistas
O evento reúne representantes de movimentos sociais, autoridades e especialistas

O evento é promovido pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), e reúne, até a próxima quarta-feira (11/12), representantes de movimentos sociais, autoridades e especialistas para debater os desafios enfrentados por mulheres nessa condição.


Políticas públicas

Na abertura da programação, Macaé Evaristo observou ainda a necessidade de garantir o acesso a direitos fundamentais e criticou as falhas históricas do Estado brasileiro em proteger essas mulheres antes mesmo de elas estarem em situação de rua. "Muitas vezes, a violação dos direitos começou antes. Começou porque não garantiram acesso à educação, à saúde, e muitas vezes essa violência se deu dentro de casa”, lembrou.

Além disso, a ministra dos Direitos Humanos reconheceu os desafios para a implementação de políticas públicas eficazes e a importância de diálogo com os movimentos sociais. “Temos o plano Ruas Visíveis, que reúne ações de diversos ministérios, e estamos comprometidos em agilizar processos para que as políticas públicas cheguem, de fato, às pessoas que mais precisam”, explicou Macaé.

Representante da sociedade civil, a líder do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Sueli Oliveira, destacou a trajetória histórica de luta e a necessidade urgente de políticas públicas construídas com a participação ativa das mulheres em situação de rua. “Não se pode construir política sem escutar a população em situação de rua. O que falta para essas mulheres não é potência, é oportunidade. E nós sabemos o que queremos”, enfatizou.

Sueli lembrou ainda a importância da continuidade do diálogo e da mobilização social, reforçando a necessidade de uma agenda nacional que reconheça as especificidades dessas mulheres, muitas vezes, marcadas por machismo, racismo e transfobia.

Políticas intersetoriais

Marina Silva relembrou os desafios históricos enfrentados pela população em situação de rua
Marina Silva relembrou os desafios históricos enfrentados pela população em situação de rua

Também presente na mesa de abertura, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, relembrou os desafios históricos enfrentados pela população em situação de rua e ressaltou o compromisso do Governo Federal com políticas inclusivas.

“O presidente Lula, quando tomou posse, deixou claro seu compromisso com os direitos humanos e com os mais vulneráveis. Retomar políticas abandonadas é difícil, mas necessário. E essas políticas devem ser construídas com as pessoas em situação de rua, especialmente, com as mulheres que sofrem duplamente com a violência”, disse.

Participaram ainda da solenidade, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do MDHC, Bruno Renato Teixeira; a secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, da secretaria Geral da Presidência da República, Kenarik Boujikian; a deputada federal Erika Kokay; e a representante do Pop Rua Jud, Luciana Ortiz.

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/ministra-macae-evaristo-destaca-urgencia-de-politicas-publicas-para-mulheres-em-situacao-de-rua
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte