MINURVI discute melhorias nas políticas de habitação e desenvolvimento urbano
O fórum internacional acontece ao longo desta quinta e sexta-feira em Belém
Teve início a 33ª Assembleia Geral do Fórum de Ministros e Altas Autoridades de Habitação e Desenvolvimento Urbano da América Latina e do Caribe (MINURVI) no Espaço São José Liberto, em Belém. O fórum, presidido pelo ministro das Cidades, Jader Filho, discute a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos na América Latina e no Caribe. Está é a primeira vez que o Brasil preside o grupo.
Entre hoje (12) e amanhã (13), o MINURVI promove debates e mesas redondas com cerca de 20 autoridades internacionais, que fazem parte da Assembleia Geral, para consolidar políticas públicas internacionais que respondam aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e desigualdades sociais nas cidades.
No discurso de abertura, Jader Filho ressaltou a importância de fortalecer o MINURVI, para garantir a aplicação das soluções coletivas no cotidiano da comunidade global. “À medida que avançamos, precisamos ratificar nossa determinação em trabalhar juntos, compartilhando experiências e desenvolvendo soluções adaptadas às realidades de nossos países”, disse o ministro. “Queremos que os países possam avançar e trazer infraestrutura para as cidades. Ao longo desses dois dias, vamos ter boas novidades”, completou.
Segundo a secretária de Habitação e Urbanismo do Chile, Gabriela Poblete, é fundamental existir cooperação entre os países para minimizar o impacto das mudanças climáticas sobre as populações mais vulneráveis. “É um evento importante para aprender, saber quais políticas públicas estão funcionando. Sobretudo para conseguirmos transformar a vida do nosso povo”, refletiu a secretária.
Sobre o MINURVI
Fundado em 1992, o MINURVI conta com 35 países membros. A entidade intergovernamental de coordenação e cooperação discute o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos. Ela é composta por Ministros de Estado e autoridades governamentais.
Em novembro de 2023, na 32ª Assembleia Geral do MINURVI, o Brasil foi eleito pela primeira vez para a presidência do fórum, representado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, com mandato de um ano.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte