Saúde

Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS cresce com mais cinco estados

Mesas que integram o sistema terão acesso às atividades formativas, além de contar com o apoio técnico e jurídico da Mesa Nacional

Agência Gov | via MS
05/12/2024 10:05
Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS cresce com mais cinco estados
Equipes participaram de reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS

Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal assinaram o termo de adesão ao Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS) durante a 91ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) , realizada na segunda (2) e terça-feira (3) em Brasília. O evento foi promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) .

Na ocasião, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, celebrou o momento: “A adesão dessas cinco unidades federativas fortalece o SiNNP-SUS, estimulando outros estados a seguirem o mesmo caminho. É um passo importante para que, futuramente, todos os estados, o Distrito Federal e os 5.570 municípios brasileiros estejam integrados ao sistema”.

O diretor de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts) , Bruno Guimarães, ressaltou que a instalação das mesas estaduais e do DF é um processo complexo, envolvendo aspectos técnicos, políticos e econômicos. “Ao aderir ao SiNNP-SUS, essas entidades federativas fortalecem essa rede nacional e contribuem para a construção de um sistema de negociação mais robusto. Essa participação fortalece as mesas e promove a colaboração ativa, contribuindo para o crescimento do sistema como um todo”, afirmou Bruno Guimarães.

As mesas estaduais que integram o sistema terão acesso a atividades e apoio técnico, como cursos voltados à negociação coletiva, oficinas de planejamento e outras iniciativas formativas, além de contar com o apoio técnico e jurídico da Mesa Nacional, por meio da Secretaria Executiva (SE) , para a condução de suas atividades. A coordenadora adjunta da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS do Amazonas, Juliane Mauri, destacou que essa adesão representa uma oportunidade para o fortalecimento das mesas estaduais e, futuramente, das municipais.

Durante a reunião, também foram debatidos temas essenciais para o aprimoramento das relações de trabalho no SUS . Destacaram-se as discussões sobre a carreira no âmbito do SUS, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) incluindo seu impacto nas políticas de saúde e na classe trabalhadora, e a apresentação das Diretrizes para a Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, Discriminações e Violências Relacionadas ao Trabalho.

Integração

O SiNNP-SUS é composto por Mesas de Negociação Permanente que atuam nos níveis federal, estadual e municipal. O objetivo é promover a integração entre as mesas, compartilhar informações e estimular a troca de experiências, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de políticas voltadas para trabalhadores do SUS.

Caroline Fogaça
Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/sistema-de-negociacao-permanente-do-sus-ganha-forca-com-inclusao-de-cinco-unidades-federativas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte