Petrobras inicia parceria com um dos cinemas de rua mais tradicionais de São Paulo
Localizado na Rua Augusta, Espaço Petrobras de Cinema será apresentado ao público na terça-feira (21/1)
A Petrobras agora é patrocinadora de um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo. Instalado há mais de três décadas na famosa Rua Augusta, região central da cidade, o Espaço Petrobras de Cinema, novo nome do estabelecimento, será apresentado oficialmente no dia 21 de janeiro, em cerimônia para convidados e imprensa, com a exibição de três filmes nacionais.
O local, antigo Espaço Augusta de Cinema e que já contou com o patrocínio de instituições financeiras, possui cinco salas de cinema (incluindo um anexo no lado oposto da rua), com capacidade total para 750 lugares, um café, bomboniere e livraria.
Para a presidente da companhia, Magda Chambriard, essa iniciativa da Petrobras é muito significativa para a cidade de São Paulo e para a cultura nacional. “Patrocinar e dar nome a esse importante Espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promover o cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único”, afirma.
Magda lembra que a Petrobras foi referência na indústria cinematográfica brasileira durante anos. A companhia patrocinou muitos filmes que se tornaram importantes na cinegrafia do país. Carlota Joaquina foi o primeiro longa patrocinado pela Petrobras, em 1995, e se tornou um marco na retomada do cinema nacional. “Queremos fortalecer cada vez mais o cinema brasileiro, por meio da produção e distribuição, e ainda patrocinando centros culturais e espaços para exibição de filmes", destaca Chambriard.
14 milhões de expectadores
O cinema foi inaugurado no início da década de 90, por Adhemar Oliveira, nome conhecido da cinefilia paulista, que continua como o diretor de programação do Espaço Petrobras. Desde sua criação, o Espaço aposta na exibição de cinematografias independentes do mundo todo investindo na formação de público e da cinefilia paulistana. Ao longo de mais de 30 anos, foram contabilizados 14 milhões de espectadores, incluindo o público de pré-estreias e dos projetos Escola no Cinema e Clube do Professor. Hoje, o local é ponto de referência de cinéfilos e vitrine para o audiovisual brasileiro.
“Contar com o patrocínio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas de cinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto de exibição e de democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória”, comemora Oliveira, que também comanda o Cine Sala, em São Paulo, Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e Cinema Glauber Rocha, em Salvador.
A programação do Espaço Petrobras de Cinema contará com filmes alternativos e comerciais, muito cinema nacional e internacional, festivais, pré-estreias e produções premiadas.
História
O Cine Majestic foi inaugurado na Rua Augusta em 1947. A proliferação de shopping centers a partir dos anos 1980 acabou levando a uma decadência das chamadas salas de rua. Em 1993, a sala foi assumida pelo antigo banco Nacional, em parceria com o cineclubista Adhemar Oliveira, fundador da rede Cinespaço. Ainda naquela década, o Espaço Banco Nacional de Cinema comporia um complexo de cinco salas, três no local original e outras duas em um prédio do outro lado da rua. Mas a instituição financeira quebraria dois anos depois.
No final de 1995, o Instituto Moreira Salles, ligado ao Unibanco, que absorveu o banco da família Magalhães Pinto, incorporou também a manutenção da sala. Com a fusão entre Itaú e Unibanco, em 2008, a sala manteve o título, que começou a ser alterado em 2010 para Itaú Cinemas. Em maio de 2024, o banco Itaú anunciou a venda de suas salas de cinema, dezenas em todo o país, para o grupo Cinesystem, com exceção da unidade da Rua Augusta, que ficou com a Cinespaço, que celebra agora a parceria com a Petrobras.
Texto ampliado com edição de Paulo Donizetti de Souza, da Agência Gov
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