Resumão da semana: Entrevista de Lula, desemprego cai, emprego com carteira sobe, e mais
Entre os destaques da agenda internacional do Governo Federal esta semana estiveram os telefonemas do presidente Lula com autoridades estrangeiras
O programa especial Semana Gov traz o resumo dos fatos, ações, decisões e entregas do Governo Federal nas áreas social, da saúde, educação, trabalho e economia. Nesta semana, a conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com jornalistas foi destaque. Lula fez um balanço das ações federais e enfatizou que a gestão seguirá compromissada com uma política que alie responsabilidade fiscal com capacidade de investimentos, crescimento econômico, geração de emprego e inclusão social.
Também esta semana, o Governo Federal anunciou a criação de um posto de acolhimento humanitário, em Confins (MG), para receber os cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. O saldo de empregos de janeiro a dezembro de 2024 teve um crescimento de 16,5% em relação ao saldo registrado de 2023, enquanto a taxa de desemprego medida pela Pnad do IBGE apurou a menor taxa média de desemprego.
Na educação, setor em que a União superou a execução orçamentária mínima prevista na Constituição, o piso salarial dos professores com jornada de 40 horas semanais terá reajuste acima da inflação. Confira estas e outras notícias na edição do Semana Gov desta sexta-feira (31/1).
Assista ao Semana Gov
Confira toda a movimentação das agendas externa e interna do Governo Federal
Em conversa com o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. Putin expressou apoio à presidência brasileira do BRICS e indicou disposição em avançar na facilitação do comércio e dos investimentos entre os países membros.
Na ligação com o presidente do Chile, Gabriel Boric, ambos reforçaram a importância de trabalhar pela integração da América Latina e o Caribe. Boric também confirmou visita de Estado ao Brasil em 22 de abril deste ano.
Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Lula ressaltou o momento especial do Brasil na geopolítica, com realização do Brics e COP 30 no país, exaltou a abertura de mais de 300 mercados para produtos nacionais e as oportunidades abertas pela reforma tributária no comércio exterior.
No início da semana, Lula esteve reunido com ministros para tratar do acolhimento aos brasileiros repatriados dos EUA. O Governo Federal planeja estabelecer um posto de acolhimento humanitário em Confins (MG) e auxiliar na inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.
Ministérios alinham suas pautas em preparação à COP 30, que acontece em novembro, em Belém, Pará. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com o presidente da conferência, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, para discutir a participação do setor agropecuário brasileiro no evento.
Já o ministro das Cidades, Jader Filho, discutiu com o embaixador a importância da pauta urbana na conferência. Entre as principais propostas apresentadas está a criação de um espaço exclusivo dentro da COP 30 para debater questões urbanas: o Pavilhão das Cidades.
O Ministério do Turismo levou suas pautas à Secretaria Extraordinária do Governo Federal dedicada ao evento (Secop). Serão disponibilizados cursos de qualificação profissional por meio da Escola Nacional de Turismo, em Belém, e ofertados créditos a empreendedores turísticos privados locais.
O Governo Federal aposta também em novos canais de participação social para a COP 30. Um das metas é repetir o êxito do G20 Social, na Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro, no ano passado.
No lançamento da Política de Sustentabilidade para o setor de portos, aeroportos e hidrovias, o ministro Silvio Costa Filho anunciou 15 ações na área, entre elas a eletrificação de portos para garantir energia limpa a navios que aguardam autorização para atracar e convênios internacionais, inclusive com a China, para promover o uso de SAF (combustível sustentável para aviões).
Acordo internacional facilita cobrança de pensão alimentícia entre Brasil, Cabo Verde e Paraguai. O procedimento de cobrança é facilitado entre os mais de 50 países signatários da Convenção da Haia sobre Alimentos, que está em vigor no Brasil desde 2017.
O general de divisão Ulisses de Mesquita Gomes foi nomeado para o cargo de Comandante Militar da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo. A nomeação ocorre em momento de preocupante recrudescimento da violência no leste da República Democrática do Congo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com embaixadores de países africanos para discutir estratégias de desenvolvimento do turismo entre o Brasil e o continente africano. Ele destacou a importância da sustentabilidade como pilar fundamental para a promoção do turismo global. Ao todo, foram 35 nações africanas à mesa.
O Banco Mundial e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional alinharam as prioridades para aporte de US$ 500 milhões em fundos de desenvolvimento, em projetos relacionados à sustentabilidade nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Rio de Janeiro e Niterói irão representar o Brasil na candidatura para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A candidatura conjunta das cidades foi aprovada em votação na Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Cooperação entre os Correios do Brasil e de Portugal oferece serviços a imigrantes. A proposta busca facilitar o acesso das comunidades residentes no exterior aos serviços postais do país de origem.
O longa-metragem Perfekta, dirigido por João Daniel Tikhomiroff conquistou o prêmio de Melhor Conteúdo Infantil, sendo o único prêmio brasileiro entre os 13 vencedores do Rose d’Or Latin Awards, prêmio suíço que consagra os melhores programas de televisão de todo o mundo.
Com informações do Departamento de Mídia Internacional da Secom/PR
Saiba mais
Lula conversa por telefone com presidente da Federação Russa, Vladimir Putin
No telefonema em que trataram de temas da agenda global e bilateral, o presidente brasileiro expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz.
Lula trata de agenda bilateral e global em telefonema com o presidente do Chile
Na conversa, Gabriel Boric confirmou visita de Estado ao Brasil em 22 de abril.
Lula ressalta momento especial do Brasil na geopolítica, com Brics e COP
Em conversa com a imprensa, presidente exalta a abertura de mais de 300 mercados para produtos nacionais, as potencialidades de eventos previstos para 2025 no país e oportunidades abertas pela reforma tributária no comércio exterior
Abertura de mercados para o Brasil na Nigéria, México e EUA potencializa agronegócio em 2025
Com três anúncios recentes, Brasil amplia alcance em 13 regiões em 2025 e totaliza 313 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023.
Presidente Lula faz reunião com ministros para tratar do acolhimento aos brasileiros repatriados dos EUA
Governo Federal planeja estabelecer um posto de acolhimento humanitário em Confins (MG) e auxiliar na inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.
Ministro Fávaro se reúne com o presidente da COP30
Reunião com o embaixador André Corrêa do Lago abordou as pautas da agropecuária na conferência
Ministro Jader Filho discute protagonismo das cidades na COP30 com embaixador André Corrêa do Lago
Conferência será realizada em novembro, em Belém (PA). Entre as principais propostas apresentadas pelo Ministério das Cidades está a criação de um espaço exclusivo dentro da COP30 para debater questões urbanas: o Pavilhão das Cidades.
MTur e SECOP discutem ações voltadas à realização da COP 30 em Belém (PA)
Encontro abordou iniciativas como a oferta de cursos de qualificação profissional, a disponibilidade de crédito a empreendedores privados do setor e o incentivo à formalização de prestadores de serviços turísticos.
Brasil aposta em novos canais de participação social para a COP 30
Para o ministro Márcio Macêdo, evento é oportunidade de, além de debater temas como mudanças climáticas e preservação do meio ambiente, ouvir aspirações da juventude.
Agenda de Sustentabilidade prevê eletrificação de portos e convênios internacionais para pesquisa e produção de combustível limpo para aviões
Medida para reduzir emissão de navios será adotada durante a COP30. Memorando com a Universidade da Aviação da China prevê pesquisa para produção de SAF no Brasil.
Acordo internacional facilita cobrança de pensão alimentícia entre Brasil, Cabo Verde e Paraguai
Mais de 50 países já aderiram à Convenção da Haia sobre Alimentos e governo brasileiro foi um dos primeiros a assinar. Ministério da Justiça e Segurança Pública recebe em média 350 novos pedidos internacionais por ano.
Nomeação de general brasileiro para Comandante Militar na Missão da ONU no Congo
O general de divisão Ulisses de Mesquita Gomes foi nomeado para o cargo de Comandante Militar da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO). A nomeação ocorre em momento de preocupante recrudescimento da violência no leste da República Democrática do Congo.
Brasil e África fortalecem laços para o desenvolvimento do turismo sustentável
O ministro Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo ONU Turismo, ressaltou o compromisso brasileiro no estímulo a essa "indústria de chaminé verde", como um motor de desenvolvimento sustentável para as nações.
Banco Mundial e MIDR alinham prioridades para aporte de US$ 500 milhões em fundos de desenvolvimento
Instituição tem carta-consulta aprovada no valor de U$500 milhões para investir em projetos relacionados à sustentabilidade nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Rio de Janeiro e Niterói representam o Brasil na candidatura para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031
Candidatura conjunta das cidades foi aprovada em votação na Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Cooperação entre os Correios do Brasil e de Portugal oferece serviços a emigrantes
Proposta busca facilitar o acesso das comunidades residentes no exterior aos serviços postais do país de origem.
Perfekta conquista prêmio internacional e reafirma o papel do fomento ao audiovisual brasileiro
Único representante do Brasil na categoria longa-metragem, obra se junta aos 12 vencedores do Rose d’Or Latin Awards.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte