Fala MDS: o que são e quais são os impactos causados pelos pântanos e desertos alimentares?
De acordo com mapeamento feito do MDS, em 91 cidades, 25 milhões estão em desertos e pântanos alimentares.

Imagine morar em locais onde é difícil encontrar alimentos saudáveis como frutas e verduras para comprar. Ou pior, lugares onde só se encontram alimentos ultraprocessados, industrializados, carregados de sódio, açúcar e ingredientes químicos. Esses são, respectivamente, os desertos e os pântanos alimentares. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) mapeou estes locais e desenvolve políticas públicas para mitigar essa situação.
O que são os desertos e pântanos alimentares, os males causados à saúde das pessoas e como o Governo Federal tem enfrentado esse problema é tema do podcast Fala MDS desta sexta-feira (21/2). Para esclarecer essas questões, a entrevistada é a coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Gisele Bortolini.
“Para as 91 cidades acima de 300 mil habitantes, o MDS conseguiu identificar que, das 77 milhões de pessoas que vivem nessas cidades, 15 milhões vivem em pântanos alimentares, ou seja, são pessoas que saem da sua casa, têm que caminhar 15 minutos e, nesse trajeto, elas não encontram alimentos saudáveis para comprar, elas só encontram ultraprocessados, que são alimentos que nós sabemos que não são saudáveis”, esclarece Bortolini.
A coordenadora explica que a alimentação é um processo que não depende apenas de uma questão individual. “A maioria das pessoas sabe da importância de comer frutas, verduras e legumes, mas, para colocar isso em prática, é preciso que esses alimentos estejam disponíveis. É preciso que esses alimentos estejam próximos da casa das pessoas, próximos do trabalho e também a um preço acessível”, reforça.
Já sobre os desertos alimentares, Gisele Bortolini observa que não são apenas a ausência de locais que vendem alimentos saudáveis, mas também a pouca oferta deles. “No estudo do MDS, feito em 91 cidades, 25 milhões de brasileiros estão vivendo em desertos alimentares. Então o desafio é muito grande de fazer com que a alimentação saudável chegue para quem mais precisa”.
Apesar de desafiadores, o Governo Federal tem buscado eliminar os desertos e pântanos alimentares por meio de políticas como a alimentação escolar protegida, evitando alimentos ultraprocessados nas cantinas; a nova cesta básica, que prioriza alimentos in natura ou minimamente processados; as conquistas da reforma tributária, com alíquota zero para alimentos saudáveis; os investimentos em agricultura urbana, como as hortas comunitárias; e as Cozinhas Solidárias, que ofertam comida para pessoas em situação de vulnerabilidade em centros urbanos e periféricos.
Os detalhes sobre este enfrentamento e como os governos municipais têm papel crucial nestes processos são abordados neste episódio do Fala MDS.
Podcast
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify , Amazon , Deezer , Apple Podcasts e SoundCloud . O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte