Justiça discute com prefeitos segurança, crimes ambientais e defesa das cidades
Diretores da Senasp trataram da modernização das políticas de segurança pública e do uso estratégico da tecnologia em palestra a gestores municipais

“A cidade que queremos está em nossas mãos” é o tema do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento que busca fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal. Nessa terça-feira (11), representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) participaram do painel Segurança Pública Municipal, onde reforçaram o compromisso da gestão com a modernização das políticas de segurança pública e o uso estratégico da tecnologia para fortalecer o combate ao crime organizado.
O encontro, que ocorre até esta quinta-feira (13), é uma iniciativa da Presidência da República, com a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR), e com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Plano de Defesa das Cidades
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Rodney da Silva, falou sobre gestão de crise e segurança nas cidades. Ele ressaltou que segurança pública é responsabilidade de todos e explicou como funciona o Plano de Defesa das Cidades, que é a capacitação de profissionais de segurança pública em diferentes níveis, visando proporcionar conhecimento sobre o atendimento às crises de alta complexidade, medidas preventivas e de resposta imediata, que priorizam a preservação da vida e da ordem pública.
“Um dos objetivos principais do programa é ensinar agentes públicos de segurança como proceder no combate às organizações criminosas, que atuam, principalmente, em cidades pequenas, levando o terror aos moradores. O Plano de Defesa é um projeto desenvolvido pela Senasp, que atua na gestão de risco, de crise e pós-operação, como por exemplo, as ações criminosas de tomada de cidades, conhecidas como novo cangaço”, explicou Silva.
Tecnologia a serviço da segurança pública
Outro projeto apresentado pela equipe do MJSP, o Sinesp Infoseg é uma ferramenta integrada à plataforma tecnológica do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. A diretora de Gestão e Integração de Informações (DGI), Vanessa Fusco, ressaltou que a solução permite que as Guardas Municipais tenham acesso a informações essenciais para aprimorar suas operações no dia a dia.
“A ferramenta representa um avanço tecnológico essencial para potencializar as atividades da segurança pública. Com a integração de dados e o cruzamento de informações, conseguimos oferecer um suporte mais eficiente aos agentes de segurança”, disse.
O coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados, Derik Reis, destacou a importância da interoperabilidade entre os sistemas de informação. “A integração de dados é fundamental para tornar a segurança pública mais eficiente e proativa. Ferramentas como o Brasil Mais possibilitam que as guardas municipais atuem de forma mais rápida e precisa”, reforçou.
Combate a crimes ambientais
Outra ferramenta apresentada no evento foi o Programa Brasil Mais, que utiliza imagens de satélite e cruzamento de bases de dados para monitorar e combater crimes, com foco especial nas infrações ambientais. O programa já está em operação e conta com a adesão de 77 Guardas Municipais de diversas cidades do país.
A tecnologia permite a identificação de desmatamento ilegal, queimadas e outras atividades criminosas que afetam o meio ambiente. Com imagens em tempo real e análise de dados integrados, o programa oferece suporte para que as forças de segurança e órgãos ambientais ajam de forma mais ágil e eficaz.
Outros temas
Estruturação da Gestão da Segurança Pública Municipal foi o tema da fala do coordenador-geral de Políticas de Prevenção a Violência e a Criminalidade, da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Leandro Arbogast. A coordenadora-geral de Convênios e Contratos de Repasse, da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Keila Silveira Vasconcelos, discorreu sobre fontes de financiamento e pactuação de convênios.
Já a coordenadora-geral de Pesquisa, da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), Carolina Valladares Guimarães, falou sobre as ações de capacitação da Senasp para gestores municipais de Segurança Pública e as Guardas Municipais.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte