Combate ao crime organizado tem reforço com envio de presos do RJ para o sistema federal
União e Rio de Janeiro estão empenhados no combate a criminalidade de forma cooperativa e integrada

A Polícia Penal Federal (PPF) realizou, na terça-feira (25/2, a operação para inclusão de presos do sistema penitenciário do Rio de Janeiro no Sistema Penitenciário Federal (SPF). A ação é um desdobramento das articulações entre Estado e Governo Federal. Após pedido do governo do Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, no início deste mês, a oferta de vagas no SPF para custodiar criminosos do Rio de Janeiro.
"A missão é a cooperação total entre União e o Rio de Janeiro. Estamos empenhados em combater o crime de forma cooperativa e integrada. Esse é mais um exemplo da integração federativa que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública pretende colocar em prática", afirmou Lewandowski.
A operação de transferência foi realizada seguindo um complexo protocolo de segurança que engloba deslocamento terrestre e aéreo e contou com a participação de PPFs e policiais penais do Rio de Janeiro. A medida tem o objetivo de isolar lideranças criminosas e desarticular as redes do crime organizado. O SPF tem, atualmente, a custódia de 59 detentos do sistema penitenciário do Rio de Janeiro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte