Indígenas são treinados pela Força Nacional do SUS para primeiros socorros em áreas remotas
Equipe realiza a formação com 64 indígenas de 15 etnias diferentes. Atividade apresenta técnicas para lidar com emergências e remoções

Uma equipe da Força Nacional do SUS (FN-SUS) , em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), chegou na terça-feira (18/2) à Terra Indígena Kaxuyana/Tunayana, no norte do Pará, para realizar um treinamento de primeiros socorros em áreas remotas. A equipe realiza a formação com 64 indígenas de 15 etnias diferentes, durante encontro organizado pela Associação Indígena Kaxuyana, Tunayana e Kahyana (AIKATUK) e Conselho Geral do Povo Hexkaryana (CGPH).
A oficina aconteceu na quarta (19/2) e quinta-feira (20/2), com aulas teóricas e práticas, além de simulações. A proposta é partir das vivências da própria comunidade para apresentar as técnicas de primeiros socorros. Foram abordadas respostas a situações como ataque de animal peçonhento, fraturas, cortes, perfurações e afogamento, entre outros.
Para Djair Soares, ponto focal da FN-SUS na missão, “essa parceria com a Sesai e organizações locais evidencia a necessidade da promoção da resiliência comunitária, respeitando as características locais e as necessidades encontradas no dia-a-dia. A Força Nacional do SUS, em cumprimento do seu papel de estar onde o Brasil precisa, facilita essa capacitação com objetivo de ensinar técnicas simples que salvam vidas, em contextos de áreas remotas”.
“Essa é uma ação interinstitucional que proporciona a preparação de resposta a situações de emergências em saúde e resgate para regiões remotas”, explica o ponto focal da missão pela Sesai, Gustavo Leão. “A integração das secretarias fortalece a participação do Sistema Único de Saúde onde precisa estar”, acrescenta ele.
Pedro Sibahi
Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte