Social e Políticas Públicas

MDS apresenta novo Cadastro Único a gestores municipais

Com ampla programação no evento, o MDS explicou funcionamento da plataforma e operacionalização do novo sistema

Agência Gov | Via MDS
12/02/2025 19:48
MDS apresenta novo Cadastro Único a gestores municipais

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome promoveu, nesta quarta-feira (12.02), uma oficina sobre a operacionalização do novo sistema do Cadastro Único, previsto para ser lançado neste mês. A atividade integra a programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Durante o encontro, gestores ficaram a par do funcionamento do CadÚnico, registro público eletrônico que sistematiza informações para identificação de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Pé-de-Meia e Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

A atividade apresentou as mudanças previstas para a reforma do sistema, que tem o objetivo de deixar o processo cadastral mais ágil e prático. A ideia é facilitar a gestão do cadastro nos municípios e alinhar os conhecimentos técnicos com os novos gestores e secretários de diferentes regiões do país. Atualmente, o sistema conta com cerca de 41,5 milhões de famílias cadastradas e 9,5 mil postos de cadastramento.

Segundo a diretora de gestão do Cadastro Único do MDS , Ieda Castro, a oficina é uma ação fundamental para a qualificação e para orientar os municípios. “A base de dados do cadastro hoje é utilizada para programas sociais tanto municipais, estaduais quanto federal. Então, para viabilizar o direito das pessoas, é importante que essa base de dados esteja o mais próximo da realidade possível”, afirmou.

Leia mais sobre o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

A secretária de Assistência Social de Rio Grande (RS), Dianelisa Peres, que já foi coordenadora do CRAS e CREAS e soma 14 anos trabalhando na assistência social, foi uma das participantes da oficina. Para ela, as mudanças podem trazer mais segurança para os beneficiários e cadastradores. “A gente tem que se preparar. Preparar a comunidade, preparar as equipes. Eu acho que essa capacitação vai nos ajudar bastante a poder preparar as equipes para isso”, reforçou.

Ana Maria de Souza também foi uma das gestoras presentes na oficina. Ela é coordenadora do Programa Bolsa Família na cidade de Capão Antela, Cavalcante (GO). Ela também destaca, com otimismo, as mudanças previstas para o novo sistema do CadÚnico. “Nós temos 80% ali de área quilombola Kalunga. É desafiador para a gente, mas a ferramenta que está sendo disponibilizada e toda mudança que ela vai trazer com dados atualizados online, vai facilitar demais a vida da gente no dia a dia e para infiltrar todas as as autodeclarações”, ressaltou.

Sobre o evento

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.

O encontro é uma iniciativa da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Até quinta-feira (13.02), serão realizadas mais de 170 atividades simultâneas, como espaços imersivos, suporte Técnico, estandes para atendimento, além de explicações sobre manuais e Ferramentas para Gestão Municipal. 

Consulte a programação do MDS aqui.

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/cadastro-unico-e-debatido-em-encontro-dos-novos-prefeitos-e-prefeitas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte