Ministério da Educação lança guia de apoio para coordenadores pedagógicos
Iniciativa integra o eixo de desenvolvimento profissional do Programa Escola das Adolescências
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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lança, nesta segunda-feira (10/2), o Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores Pedagógicos. A publicação é voltada a instrumentalizar a liderança pedagógica da escola, tanto para o próprio desenvolvimento profissional quanto para a implementação das ações que estruturam a política no âmbito escolar. O lançamento será transmitido pelo canal do MEC no Youtube, a partir das 10 horas (horário de Brasília).
O guia foi produzido pelas especialistas Tereza Perez e Roberta Panico, que farão a apresentação junto com a coordenadora pedagógica Simone Alves, do Instituto Anísio Teixeira – Seduc ( BA ). A iniciativa faz parte do eixo de desenvolvimento profissional do Programa Escola das Adolescências, que reúne um conjunto de estratégias que valorizam o contexto sociocultural e o momento de desenvolvimento em que os estudantes dos anos finais se encontram. As estratégias ainda focam n o potencial de aprendizagem, estabelecem apoio às transições escolares e constituem formas de organizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que amplia e articula diferentes experiências formativas na perspectiva dos letramentos, do desenvolvimento socioemocional e da autonomia intelectual.
Neste cenário, a coordenação pedagógica tem um papel essencial na liderança e na articulação da rede de saberes que é a escola, atuando em parceria com os diferentes atores para o aprendizado e desenvolvimento pleno de alunas e alunos, ao mesmo tempo em que proporciona à equipe docente oportunidades de aprendizagem.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências , instituído pela Portaria nº 635/2024 , é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
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