Ministério da Pesca apresenta programas no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Presidente Lula se reuniu com ministros e novos gestores para fortalecer as políticas públicas voltadas aos municípios
![Ministério da Pesca apresenta programas no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas Ministério da Pesca apresenta programas no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas](https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202502/ministerio-da-pesca-e-aquicultura-apresenta-seus-programas-e-acoes-no-encontro-de-novos-prefeitos-e-prefeitas/@@images/2137ef38-9b63-4fbc-9f3e-65f83dd00c86.jpeg)
Começou hoje (11) o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer as políticas públicas nos municípios. O evento segue até o dia 13/02 em, Brasília/DF, e reúne mais de 10 mil pessoas entre gestores municipais, ministérios e governo como um todo. Durante o encontro, estão acontecendo mais de 170 atividades simultaneamente, para consolidar parcerias, promover capacitações, discutir as políticas que impactam os municípios e apresentar os programas e ações do governo.
Nesta terça-feira, o Ministério da Pesca e Aquicultura participou do painel sobre "Desenvolvimento Produtivo Local", para apresentar a cadeia produtiva da aquicultura. O diretor do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Aquicultura/MPA, Paulo de Faria, representou o Ministério e ministrou a palestra .
Também estiveram presentes no debate a secretária Nacional de Aquicultura do MPA, Tereza Nelma, o diretor do Departamento de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arthur Rimoldi, e a diretora do Departamento de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Judi Maria da Nóbrega.
O diretor Paulo apresentou a aquicultura como um mecanismo de crescimento econômico regional. “Destacamos como a atividade aquícola tem impulsionado a geração de emprego e renda nos municípios, fortalecendo as economias locais e promovendo a inclusão socioprodutiva. Foram demonstradas as ações do MPA nesse processo, incluindo incentivos à regularização, fomento às cadeias produtivas, capacitação de produtores e estímulo ao acesso a crédito e mercados, enfatizando a importância da aquicultura como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável”, explicou Paulo.
Também foi apresentado o histórico do Ministério, desde a sua primeira criação até esta recriação pelo atual governo; o potencial da aquicultura brasileira para o cenário internacional; os números da produção de pescado; as novas tecnologias aplicadas à aquicultura no país e seu desenvolvimento por Região; o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) (link), que auxilia no desenvolvimento de ações diretas e efetivas para os setor, e as parcerias com o MDA e MAPA sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, abertura de novos mercados e garantia da segurança sanitária dos produtos.
Na quarta-feira (13), o MPA apresentará o painel “Aquicultura e Pesca Artesanal como Ferramentas de Desenvolvimento Sustentável”.
Leia mais notícias sobre o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte