Saúde

Ministério da Saúde lança campanha de carnaval com foco na prevenção combinada

Tema deste ano reforça as diversas formas de se prevenir gratuitamente contra as infecções sexualmente transmissíveis com as opções disponíveis no SUS

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
26/02/2025 17:45
Ministério da Saúde lança campanha de carnaval com foco na prevenção combinada

Começou nesta quarta-feira (26) a campanha publicitária do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano. Com o tema “Bora combinar? Prevenção no carnaval é sucesso”, a pasta reforça as diversas formas de prevenção combinada contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). As propagandas serão veiculadas na televisão, rádio, painéis e mídias digitais. Praças do Rio de Janeiro, Recife e Salvador também contarão com pontos de distribuição de camisinhas.

Confira a página oficial da campanha

As grandes estrelas da campanha são os métodos preventivos, como camisinhas internas e externas, gel lubrificante, autoteste de HIV , a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) . Os vídeos mostram diálogos educativos divertidos com o objetivo de informar a população como curtir a folia com segurança.

Tais recursos disponíveis no SUS ajudam a prevenir contra o HIV, sífilis , hepatites virais e outras ISTs, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar com a redução da transmissão dessas infecções. A ideia é que os foliões aproveitem as festas, mas não esqueçam da importância da prevenção no pré e pós-carnaval.

Com atores transexuais, travestis, pessoas com deficiência, população indígena, de comunidades asiáticas e de matriz africana, brancos, pretos e pardos, a campanha do Ministério da Saúde reforça a diversidade da população brasileira, trazendo o carnaval como cultura e patrimônio histórico nacional.

Ana Freire
Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-carnaval-com-foco-na-prevencao-combinada
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte