Ministério da Saúde reforça apoio a S. José do Rio Preto (SP) no controle à dengue
Grupo de 14 voluntários chegaram ao município para se unir à Força Nacional do SUS no suporte às equipes locais de saúde
![Ministério da Saúde reforça apoio a S. José do Rio Preto (SP) no controle à dengue Ministério da Saúde reforça apoio a S. José do Rio Preto (SP) no controle à dengue](https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202502/ministerio-da-saude-reforca-apoio-a-sao-jose-do-rio-preto-sp-no-controle-a-dengue/@@images/e4a5a852-59db-4827-bd89-4ecbf14d28a9.png)
O Ministério da Saúde segue intensificando as ações de controle à dengue em São José do Rio Preto (SP). Neste domingo (9), um grupo de 14 voluntários chegou ao município para se unir à Força Nacional do SUS (FN-SUS) no suporte às equipes locais de saúde. Inicialmente, os profissionais auxiliarão na organização dos fluxos de atendimento na rede municipal.
Além do reforço na equipe, a FN-SUS, em conjunto com o Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (DESCO), enviou um parecer técnico ao Ministério da Saúde com um diagnóstico situacional da dengue no município. O documento aponta para a necessidade de medidas emergenciais e apresenta estratégias de curto, médio e longo prazo, incluindo um possível aporte financeiro para a emergência.
“A FN-SUS permanecerá no território pelo tempo que for necessário para apoiar o município. O Ministério da Saúde continuará oferecendo suporte incondicional a São José do Rio Preto”, destacou o coordenador-geral da FN-SUS, Rodrigo Stabeli.
A primeira equipe da Força Nacional do SUS chegou à cidade na última quinta-feira (6), composta por nove profissionais. Desde então, foram realizadas reuniões com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para análise dos dados epidemiológicos, além de visitas técnicas a unidades de saúde como UPA Jaguaré, UBS Estoril, UBS São Deocleciano, UPA Região Norte e UPA Santo Antônio.
O Ministério da Saúde reafirma seu compromisso no controle da dengue e segue trabalhando em parceria com estados e municípios para garantir assistência à população e controle da doença.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte