Governo contrata consultoria para projetos de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parceria institucional resultará na escolha de propostas para quatro portais de acesso a um dos principais destinos turísticos do país

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ganhará quatro novos portais de acesso para turistas que desejam conhecer sua beleza. Os projetos serão apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur), em uma parceria institucional com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que conduzirá o processo licitatório para a elaboração do projeto.
O edital é voltado prioritariamente para empresas de engenharia e arquitetura, e as interessadas terão até o dia 12 de março para inscrever suas propostas.
A licitação é para a primeira fase, que consiste nos estudos e projetos de engenharia e arquitetura necessários para a construção dos portais, que visa oferecer acessos com serviços turísticos estruturados na unidade de conservação. O projeto incluirá bilheteria, controle de acesso, banheiros e depósito, com diferenciação em dois modelos de projetos.
“O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar belíssimo e merece ser conhecido cada vez mais visitado por brasileiros e estrangeiros. A estruturação desses acessos é um passo importante da melhoria da infraestrutura deste cartão postal brasileiro, reconhecido oficialmente como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, que possibilitará a atração cada vez mais de turistas e investidores em potencial”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
COOPERAÇÃO – O desenvolvimento dos projetos será custeado pelo Ministério do Turismo e viabilizado por meio do Projeto de Cooperação Técnica Internacional (Prodoc) com a Unesco.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte