Ministério do Esporte expõe programas e ações que podem fortalecer setor nos municípios
Secretários da pasta falaram da necessidade de integração entre governo e município a fim de desenvolver projetos que beneficiam a população e fortaleçam o esporte no Brasil

As ações desenvolvidas pelas secretarias do Ministério do Esporte para fortalecer a área esportiva nos estados e municípios foram apresentadas a representantes e secretários municipais de esporte nesta quarta-feira (12/2) no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Os secretários mostraram ainda o trabalho que vem sendo executado pelo Ministério do Esporte e a necessidade de integração entre governo e município a fim de desenvolver projetos que beneficiam a população e fortaleçam o esporte no Brasil. Para facilitar essa integração foi apresentado o Novo Portal Federativo, plataforma digital que fortalece o pacto entre união, estados e municípios.
A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou o alinhamento dos projetos com a Lei Geral do Esporte e a forma de fortalecer o esporte nos municípios. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos mostraram a força da mulher brasileira. O Programa Bolsa Atleta é um exemplo de sucesso. Hoje são mais de nove mil atletas, queremos bater o recorde e chegar a 11 mil inscritos até o encerramento das inscrições, dia 24 de fevereiro”, afirmou.
“Somos de esferas diferentes, mas com movimentos na mesma direção. Não podemos dissociar o caminho da prática, temos que integrar ações educacionais e saúde e fazer do ambiente esportivo um ambiente saudável”, afirmou a presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) Adriana Taboza.
O secretário de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, Giovanni Rocco, destacou a importância da secretaria e da integração entre estados e municípios no trabalho de informar as pessoas, que apostar não é forma de ganhar a vida, mas sim de entretenimento.
A diretora de Projetos Paradesportivos, Nayara Falcão, e representante da Secretaria de Paradesporto falou da importância de ter uma secretaria que trabalha para inclusão das pessoas com deficiência. “Com a prática da atividade esportiva as pessoas começam a se enxergar. Ela pode escolher ser atleta ou não. Se optar por ser atleta terá que enfrentar os desafios e outros caminhos”, disse a diretora que ainda explicou aos convidados o significado do termo capacitismo.
As iniciativas da Secretaria de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor também foram apresentadas por Sandro Marques, representante do secretário Nacional de Futebol, Athirson Mazolli.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte