Planalto

Padilha: cidades devem aproveitar oportunidade de ter um Governo Federal que as apoia

Ministro Alexandre Padilha convida novos prefeitos e prefeitas a desfrutar atividades do Encontro Nacional organizado pelo governo e acelerar ações para melhorar a vida em seus municípios

Paulo Donizetti de Souza | Agência Gov
10/02/2025 19:20
Padilha: cidades devem aproveitar oportunidade de ter um Governo Federal que as apoia
Fotos: Bruno Peres/Agência Brasil

Sob o tema "A cidade que queremos", o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas que acontece entre esta terça (11/2) e  quinta-feira é uma oportunidade grandiosa de troca de conhecimentos. E de se encurtarem caminhos para o acesso a políticas públicas, aos recursos destinados pela União aos municípios e, também, para se acelerar a execução das ações e melhor aproveitar os recursos já disponíveis.

"O encontro é uma oportunidade única. Os novos prefeitos e prefeitas não podem perde essa oportunidade de ter um Governo Federal que quer apoiar os municípios", afirma o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, organizadora do encontro. "Os novos gestores terão condições de sair daqui sabendo absolutamente tudo sobre como melhorar sua cidade", reforça Padilha, em entrevista para A Voz do Brasil.

De acordo o ministro, já há mais de 17 mil inscritos para as centenas de atividades previstas para atender às mais diversas demandas. Uma delas, o "Espaço Prefeitar", oferecerá, por exemplo, oficinas práticas para capacitação de gestores, com simulações de situações de crise como as decorrentes de emergências climáticas. Estão previstos ainda cenários de troca de experiências entre administradores municipais que já passaram por experiências positivas, tanto de grandes quanto de pequenas cidades.

Outro objetivo do Encontro Nacional é proporcionar a prefeitos e prefeitas formas de pôr em prática ações para as quais já existem recursos. 

Como promover projetos culturais locais com recursos da Lei Aldir Blanc? Como melhorar a qualidade da merenda na escola, ou como implementar o ensino em tempo integral? Como melhorar a infraestrutura e a mobilidade com recursos no Novo PAC? Qual a maneira mais eficaz de ampliar a capacidade de atendimento, básico ou de especialidades, na área da saúde? Como desenvolver políticas de igualdade racial e de gênero, de proteção contra a violência ou mesmo criar uma Secretaria da Mulher?

Toda essa plataforma de informações estará em movimento durante o Encontro. "Quem não puder chegar na abertura, amanhã, pode vir nos outros dois dias", diz Padilha. O importante é participar.

Confira íntegra da entrevista de Alexandre Padilha para A Voz do Brasil

Alexandre Padilha na Voz do Brasil

 

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte